Transportes Urbanos: EMTU/SP cadastra idosos para o Bilhete Ônibus Metropolitano Sênior

Usuário pode obter o Cartão BOM para garantir a isenção do pagamento da tarifa nas linhas de ônibus metropolitanas

ter, 07/11/2006 - 17h45 | Do Portal do Governo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP – está realizando o cadastramento de idosos para receber o Bilhete Ônibus Metropolitano – BOM. Desde o mês de maio, já foram emitidos mais de 42 mil Cartões BOM Sênior que também garante ao usuário a gratuidade nas linhas intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo.

Para receber o documento, o idoso deve procurar uma das lojas do Consórcio Metropolitano de Transportes – CMT, em São Paulo e Osasco, ou nas unidades do Poupatempo em Itaquera, Guarulhos e São Bernardo do Campo relacionadas abaixo.

Com o cartão BOM Sênior em mãos, o usuário realizará o embarque pela porta dianteira e, ao apresentar o documento ao validador, passará pela catraca e desembarcará pela porta traseira do veículo. Esta possibilidade propiciará mais conforto a esses passageiros que terão mais opções de lugares no ônibus.

Caso o idoso não possua o cartão, o embarque e desembarque continuará  pela porta dianteira, com apresentação do RG ou qualquer documento oficial com foto.

BOM Vale-Transporte

Em novembro começa a emissão do Cartão BOM Vale-Transporte que armazenará os créditos em substituição aos vales-transporte em papel, processo que deve ser concluído  no primeiro semestre de 2007. Particularmente para este benefício, o usuário poderá recarregar o Cartão BOM no validador instalado nos ônibus.

BOM Escolar

Em 2007, a EMTU/SP iniciará a venda de créditos do BOM aos usuários do passe escolar, documento que dá direito ao desconto de 50% no pagamento da tarifa nas linhas metropolitanas.

Por meio do cadastramento dos estudantes, realizado pela EMTU/SP em conjunto com os estabelecimentos de ensino, foram emitidos e distribuídos, desde janeiro, cerca de 90 mil Cartões BOM aos alunos na Região Metropolitana de São Paulo. Atualmente os alunos usam o documento para comprovar o direito ao benefício e comprar o passe em papel. Com o armazenamento dos créditos no Cartão BOM, o passe em papel será abolido.

Os créditos serão obtidos pelos estudantes nos postos localizados nas garagens das empresas operadoras das linhas intermunicipais. As regras para a concessão do benefício serão mantidas, de acordo com a legislação vigente.

Automação da Cobrança de Tarifa

A automação da cobrança de tarifa na Região Metropolitana de São Paulo é uma parceria entre a EMTU/SP, que acompanha o processo de implantação e gestão do sistema;  e o Consórcio Metropolitano de Transportes – CMT –, responsável pela implantação da tecnologia e operação do sistema. A automação ainda possibilitará a integração com sistemas de transportes municipais nos 39 municípios da Região Metropolitana de  São Paulo.

A adoção do Cartão BOM contribuirá para a diminuição da circulação de dinheiro nos veículos, controle sobre a evasão da receita, segurança ao usuário, que será ressarcido em caso de perda ou roubo do cartão, facilidade na aquisição dos créditos etc.

O Bilhete Ônibus Metropolitano é um cartão sem contato (smart card) e permite ao passageiro utilizar os ônibus intermunicipais na Região Metropolitana de São Paulo e, futuramente, nas linhas municipais das cidades que compõem a RMSP. Até o momento os validadores  foram instalados em cerca de 80% da frota de 4 mil ônibus na RMSP.

O tecnologia empregada no Cartão BOM é a mesma utilizada no Bilhete Único, que atende os usuários do transporte coletivo municipal de São Paulo, Metrô e CPTM. O término do processo de implantação da nova tecnologia na Região Metropolitana de São Paulo está previsto para março de 2007.

Serviço

Cadastro de idosos para Bilhete Ônibus Metropolitano (BOM Sênior).

Lojas CMT 

(Atendimento de segunda a sexta, das 9 às 16h)CMT São Paulo

  • Rua Domingos de Morais, 1297 – São Paulo – SPCMT Osasco
  • Av. dos Autonomistas, 500 – TOP-SHOP – loja 13

Unidades do Poupatempo

(Atendimento de segunda a sexta, das 7 às 19h e sábado, das 7 às 13h)  Poupatempo Itaquera

  • Av. do Contorno, 60 – São Paulo – SP- (ao lado da Estação Corinthians – Itaquera de Metrô) Poupatempo Guarulhos
  • Rua José Campanella, 189 – Bairro Macedo – Guarulhos – SP (antiga fábrica da Abaeté)Poupatempo São Bernardo do Campo
  • Rua Nicolau Filizola, 10 – Centro – São Bernardo do Campo – (ao lado da Rodoviária Municipal)Assessoria de Imprensa

Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP