Transportes Urbanos: EMTU/SP apresenta sua política ambiental aos empresários de ônibus

O assunto está relacionado à nova forma de cálculo para o Índice de Qualidade do Transporte 2006

seg, 27/03/2006 - 17h10 | Do Portal do Governo

A EMTU/SP – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – apresentou hoje, dia 27, aos empresários que atuam no Sistema de Transporte Metropolitano por Ônibus do Estado de São Paulo sua política ambiental que influenciará no cálculo do IQF – Índice de Qualidade da Frota dentro do Programa IQT 2006 – Índice de Qualidade do Transporte. No mesmo evento, o presidente da EMTU/SP, Joaquim Lopes, homenageou as empresas operadoras das Regiões Metropolitanas de São Paulo, Baixada Santista e Campinas que receberam melhor pontuação no II Prêmio Índice de Qualidade do Transporte 2005.

Política ambiental

A EMTU/SP apresentou política ambiental da empresa aos especialistas e técnicos do transporte que influenciará nos resultados do IQT 2006. A racionalização do sistema no sentido de buscar a redução do número de veículos em circulação é uma das medidas analisadas pela EMTU/SP dentro deste assunto. Outro item considerado importante pelos técnicos é a inspeção da frota realizada pelos inspetores desta gerenciadora que estabelece um controle rígido das condições de motorização para garantir a regulagem de acordo com as especificações de fábrica.

PPF – Potencial Poluidor da Frota

Ainda dentro da política ambiental, os técnicos da EMTU/SP criaram uma fórmula que possibilita calcular o potencial poluidor dos veículos e estabelecer metas de emissões. Estes estudos foram fundamentados  nos índices da Cetesb –  Companhia de Tecnologia  de Saneamento Ambiental e, a partir deste ano, os resultados obtidos pela fórmula serão incluídos no Índice de Qualidade da Frota (IQF). Para assegurar a melhoria do PPF (Potencial Poluidor da Frota), a EMTU/SP avalia, ainda, o desenvolvimento de tecnologias alternativas para o transporte público como ônibus movido a Célula de Combustível a Hidrogênio, cujo o primeiro protótipo deve estar em testes no Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara no próximo ano, além das conversações com diversas empresas para a introdução de tecnologias como o  GNV (Gás Natural Veicular), Álcool, Ônibus Híbridos, entre outras.  

II Prêmio Índice de Qualidade do Transporte 2005.

Na classificação geral do segundo ciclo do Índice de Qualidade do Transporte (2005), a Viação Jacarei ficou em primeiro lugar, seguida da Viação Urubupungá.  As duas empresas atuam na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). A empresa Translitoral, que opera na Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), também recebeu a placa de premiação por conseguir a terceira classificação no ranking do IQT.

A empresa Parque das Nações recebeu uma premiação especial, pois foi a operadora que mais evoluiu no ano de 2005 no IQT, passando da posição de 32º em 2004 para 17º lugar no ano passado.

Certificados

O IQT é composto por vários índices parciais e as empresas vencedoras em cada índice também receberam um certificado. São elas: a Intersul que opera na RMBS obteve melhor desempenho no IQF (Índice de Qualidade da Frota); a Viação Jacareí, da RMSP, no IQO (Índice de Qualidade da Operação); e a Concessionária Metra, operadora do Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara, na RMSP, foi a melhor classificada no índice IQC (Índice de Qualidade de Satisfação do Cliente).  

Conceito

O IQT é uma importante ferramenta de gestão para monitorar o desempenho do sistema nas três regiões metropolitanas do Estado. Com o IQT as empresas e a EMTU/SP contam agora com informações sistemáticas que  propiciam uma visão geográfica e qualitativa dos serviços prestados. Além dos índices parciais IQC, IQO e IQF, o Índice de Qualidade do Transporte (IQT) também considera o Índice de Qualidade Econômico-Financeiro das operadoras, o IQE.

Opinião do Cliente

A principal novidade do IQT é o Índice de Qualidade do Cliente (IQC) que se fundamenta em pesquisas de avaliação, por meio de entrevistas diretas com os usuários (respostas espontâneas), o que permite à EMTU/SP obter um perfil sócio-econômico dos seus clientes, além de conhecer os atributos do serviço mais importantes para eles e   informações para as empresas e o órgão gestor promoverem  a melhoria do sistema.