Transportes Urbanos: EMTU/SP apresenta Pro-Pólos na 12ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

Será nesta quinta-feira, dia 31

qua, 30/08/2006 - 17h13 | Do Portal do Governo

O diretor presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP, Joaquim Lopes, apresentará amanhã, dia 31/8, o Programa de Revitalização dos Pólos de Articulação Metropolitana – Pro-Pólos – na 12ª Semana de Tecnologia Metroferroviária. O Programa visa melhorar a acessibilidade ao transporte coletivo nos principais núcleos urbanos onde há concentração de atividades econômicas, sociais, de serviços em 64 municípios das Regiões Metropolitanas de São Paulo, Baixada Santista e Campinas.

Intervenções

As intervenções, de modo geral, envolvem implantação de estações de embarque e desembarque com rampas de acesso, favorecendo o deslocamento de pessoas portadoras de deficiência e com dificuldade de locomoção, piso podotátil para pessoas portadoras de deficiência visual, plataformas elevadas de 28 cm para facilitar o embarque e desembarque dos passageiros, cobertura, bancos, fixos e lixeiras para maior conforto aos usuários, além de tratamento paisagístico no entorno do pólo metropolitano, recapeamento asfáltico, faixas de travessia e comunicação visual no padrão metropolitano.

Obras em andamento

Várias intervenções estão em curso para melhorar a acessibilidade da população ao transporte coletivo nos principais núcleos dos municípios das três regiões metropolitanas do Estado de São Paulo (São Paulo, Baixada Santista e Campinas).

Na Região Metropolitana de São Paulo as obras estão em execução em Arujá, Caieiras e Cajamar. Em Suzano o projeto está na fase de contratação de empresa para execução das obras. Na mesma etapa está o Pro-Pólos em São Vicente, na Região Metropolitana da Baixada Santista.

No município de Santa Bárbara d´Oeste, as obras estão em andamento na Av . Santa Bárbara.

Objetivos

Programa Pro-Pólos foi instituído pelo Decreto nº 49.052 de 19/10/94 e tem como principais objetivos:

– propiciar a melhoria da acessibilidade aos núcleos dos municípios das regiões metropolitanas, promovendo e facilitando a integração dos diferentes modos de transporte;

– incentivar políticas e ações necessárias para fluidez e segurança do sistema viário e sua área de influência;

– promover a revitalização dos núcleos urbanos com tratamento urbanístico nas áreas de intervenção e seus entornos, para garantir condições adequadas de circulação e segurança aos cidadãos; e

– modernizar o modelo de atendimento do transporte público nas cidades metropolitanas.