Transportes Urbanos: EMTU participa da V Reatech

Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade vai até o dia 9 de abril

sex, 07/04/2006 - 17h24 | Do Portal do Governo

A EMTU/SP – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – está participando da V Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade – Reatech, que ocorre até o dia 09/04, no Centro de Exposição Imigrantes. As principais atividades de inclusão realizadas pela empresa estão expostas no estande do Conselho Estadual para Assuntos de Pessoa Portadora de Deficiência da Casa Civil, com painéis e folhetos explicativos.

Pro-Pólos

Um dos programas divulgados pela empresa é o Pro-Pólos – Programa de Revitalização dos Pólos de Articulação que visa melhorar a acessibilidade ao transporte coletivo nos principais núcleos urbanos onde há concentração de atividades econômicas, sociais, de serviços em 64 municípios das regiões metropolitanas do Estado de São Paulo. Ele envolve a implantação de estações de embarque com rampas de acesso, favorecendo o deslocamento de pessoas portadoras de deficiência e com dificuldade de locomoção, piso tátil para deficientes visuais e plataformas elevadas para facilitar o embarque do usuário.

Cipes

O portador de deficiência, cuja gravidade comprometa sua capacidade de trabalho, pode contar com a Carteira de Identificação do Passageiro Especial – Cipes – que garante a gratuidade nas linhas de ônibus metropolitanos. Este ano, foram entregues cerca de mil carteiras a mais que o primeiro trimestre do ano passado, nas três regiões metropolitanas de São Paulo (São Paulo, Baixada Santista e Campinas).

EMTU e Avape

Ainda com o intuito de promover a inclusão do portador de deficiência, a EMTU/SP assinou recentemente o convênio com a Avape – Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais, para ajudar a colocação dessas pessoas no mercado de trabalho.

Terminais adaptados

Além desses programas, os terminais metropolitanos gerenciados pela EMTU/SP possuem infra-estrutura necessária para facilitar a movimentação dos portadores de deficiência como rampas, corrimãos e escadas rolantes que auxiliam o acesso desses passageiros às áreas interna e externa. Os usuários podem contar ainda com telefones públicos rebaixados, telefones especiais para surdos-mudos e banheiros adaptados.

Assessoria de Imprensa Empresa Metropolitana de Transporte Urbanos – EMTU/SP