Transportes Urbanos: EMTU constrói Centro de Integração Social

Novo prédio agilizará o atendimento ao usuário portador de deficiência

sex, 20/01/2006 - 14h38 | Do Portal do Governo

A EMTU/SP – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos está trabalhando para melhorar o atendimento aos Passageiros Especiais com a  construção do Centro de Integração Social – Cispe, no Jabaquara. O novo local atenderá esses usuários para a obtenção da  Carteira de Identificação do Passageiro Especial que garante a gratuidade nas linhas intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo.

O novo prédio, de 350 metros quadrados, está em construção ao lado do atual Posto PEJ – Passageiro Especial Jabaquara, onde atualmente a EMTU/SP atende 17 mil pessoas e emite cerca de sete mil carteiras mensalmente.

O Cispe propiciará aos passageiros especiais espaço amplo, que facilitará a movimentação dessas pessoas no local, com salas de espera e  maior número de guichês para agilizar o atendimento. Rampas de acesso, piso tátil para portadores de deficiência visual e banheiros adaptados para aqueles que utilizam  cadeira de rodas são outros dispositivos na infra-estrutura do novo prédio que facilitarão  os deslocamentos e proporcionarão maior segurança aos usuários. A obra deve ser entregue em abril deste ano.

A Carteira de Passageiro Especial é concedida às pessoas portadoras de deficiência, cuja gravidade comprometa sua capacidade de trabalho. Para obter o benefício, o interessado deverá procurar o posto de saúdecredenciado no seu município para obter o laudo médico padrão da EMTU/SP, que deverá ser entregue no Posto PEJ (Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, n.º 2654- Jabaquara – São Paulo), no dia e horário agendados pela assistente social da Unidade de Saúde. Deverá ser anexado ao laudo o documento de identidade, comprovante de residência.

Caso o laudo médico indique a necessidade de acompanhante, ele deverá estar presente no ato do cadastramento, também com documento de identidade. Se toda a documentação estiver correta, a Carteira é emitida no mesmo dia.

Para mais informações o interessado pode acessar o site da EMTU/SP, www.emtu.sp.gov.br , ou ligar no Posto PEJ para os números 5021-3838; 5021-4224, 50214343 ou, ainda, para a Ouvidoria da empresa –  0800 019 00 88 – que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.