Transportes: Travessia Santos-Guarujá recebe nova balsa amanhã

Secretário Dario Rais Lopes e Lila Covas, madrinha da embarcação, participam do evento

seg, 06/03/2006 - 14h52 | Do Portal do Governo

Lila Covas será a madrinha da nova embarcação

O secretário de Estado dos Transportes Dario Rais Lopes participa nesta terça-feira, dia 7, da entrega de uma nova balsa para a travessia Santos-Guarujá. O evento acontece às 18 horas, no estaleiro da empresa Wilson Sons, que construiu a embarcação, no Guarujá, e contará com a presença de Lila Covas, que será a madrinha da FB-24.

A nova embarcação, com capacidade para transportar 60 veículos, foi adquirida em pregão presencial em outubro do ano passado a um custo de R$ 6,8 milhões. Com a entrada em operação da FB-24 o sistema de travessia não será alterado, permanecendo em operação com sete embarcações, pois a nova balsa estará substituindo um modelo que tinha capacidade de 36 veículos e que seguirá para a travessia São Sebastião/Ilhabela, no Litoral Norte.

A FB-24 tem 61 metros de comprimento; 15,5 metros de largura e 1,20 metros de calado (a parte que fica sob a água). O casco da nova embarcação não segue o modelo tradicional, todo plano. A balsa ainda tem no calado dois eixos salientes que percorrem todo o comprimento da embarcação e onde ficam os motores e as hélices. Esse sistema garante maior velocidade de navegação, com menor resistência de atrito com o mar, diminuindo o tempo da travessia.

Data: Terça-feira, dia 07 de março de 2006

Hora: 17h30

Local: Estaleiro Wilson Sons – Rua Padre Arnaldo Caiaffa nº. 246, Guarujá

Secretaria dos Transportes