Transportes: Secretaria assina convênio para fiscalização na Hidrovia Tietê-Paraná

Transporte de cargas pela hidrovia registra aumento de 28% no primeiro semestre de 2006

seg, 21/08/2006 - 12h33 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual dos Transportes assinou em agosto convênio de cooperação com o 8º Distrito Naval, órgão vinculado à União, visando monitorar e fiscalizar as operações de transportes na Hidrovia Tietê-Paraná.

Por meio desta parceria, o Departamento Hidroviário – DH irá repassar R$ 120 mil – no período experimental de seis meses – à Capitania Fluvial do Tietê-Paraná (CFTP) para a fiscalização do cumprimento das normais operacionais de navegação. Os trabalhos, desenvolvidos conjuntamente, permitirão uma maior ação da Marinha, visando o aumento da segurança da navegação em relação às embarcações e à salvaguarda da vida humana.

Balanço 2006

Os resultados parciais de 2006 confirmam as altas taxas de crescimento que têm sido apresentadas pela Hidrovia Tietê-Paraná na movimentação de cargas. No primeiro semestre foram movimentados cerca de 1,1 milhão de toneladas em cargas, registrando um recorde histórico na hidrovia, desde sua inauguração em 1981. O balanço representa um crescimento expressivo de 28% sobre o volume transportado no mesmo período de 2005. 

Desse total de cargas, 830 mil toneladas são consideradas de longo curso – como grãos, farelo e madeira -, o que representou um crescimento de 42% em relação ao mesmo período do ano passado. Já o transporte de produtos classificados como médio curso – como a cana-de-açúcar, por exemplo – apresentou um volume acumulado de 260 mil toneladas, praticamente igual ao ano passado.

O DH aguarda para os próximos meses um incremento no transporte de açúcar vindo pelo Sul de Goiás pela Hidrovia Tietê-Paraná. O diretor do departamento, Oswaldo Rossetto Júnior, acredita que até o final do ano o setor irá superar a meta de 10% de crescimento no movimento total de cargas estabelecida para a Hidrovia Tietê-Paraná. “As perspectivas são muito boas. O transporte de grãos e farelo deve se consolidar, como também deve ser mantida a movimentação de madeira em toras, vindas da região de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul”, observa.

Da Secretaria dos Transportes