Transportes: Renovias realiza Simulado de Acidente com Produto Perigoso

o treinamento acontece na alça de acesso do km 175 da SP-340 (Pista Sul), em Mogi Guaçu

qua, 08/11/2006 - 9h05 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira (14), a partir das 9h30, a Renovias realizará um Simulado de Acidente com Produto Perigoso.
Parte integrante do Plano de Ação de Emergência (PAE) da concessionária, o treinamento acontecerá na alça de acesso do km 175 da SP-340 (Pista Sul), em Mogi Guaçu.

“O objetivo é promover adequado atendimento a ocorrências desse tipo”, afirma o gerente de operações de tráfego, engenheiro Rogério Cezar Bahú.

O exercício vai simular a colisão traseira entre um veículo de passeio e um caminhão que transporta ácido clorídrico e soda cáustica, com vazamento da carga. Na simulação, duas vítimas graves: o motorista do automóvel, que ficará preso nas ferragens, e um ciclista, que passará pelo local do acidente e será contaminado pelo produto.

Renovias, Polícia Militar Rodoviária (PMRv), Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), órgão ligado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, atuarão juntos no exercício, visando socorrer os feridos, preservar as condições de segurança do tráfego e minimizar os riscos ao meio ambiente, decorrentes do acidente.

O Sistema Renovias é formado por cinco rodovias que ligam Campinas ao Circuito das Águas e Sul de Minas: SP-340 (Campinas/Mogi Mirim/Mococa), SP-344 (Aguaí/São João da Boa Vista/Vargem Grande do Sul), SP-342 (Mogi Guaçu/Espírito Santo do Pinhal/São João da Boa Vista/Águas da Prata), SP-350 (Casa Branca/São José do Rio Pardo) e SP-215 (Vargem Grande do Sul/Casa Branca), numa extensão de 345,6 quilômetros.

Assessoria de Imprensa / (19) 3814-2000/2003

(M.S)