Transportes: Renovias orienta sobre respeito aos limites de velocidade

Ao todo, serão distribuídos nos pedágios da malha viária 90 mil folhetos com o lema "Menos Velocidade, Mais Responsabilidade"

ter, 25/04/2006 - 18h55 | Do Portal do Governo

Terá início nesta terça-feira (25/04) a terceira etapa da campanha de segurança “Responsabilidade: Atitude Certa na Direção”, realizada pela Renovias. Nessa fase, o objetivo é orientar o motorista sobre os riscos do excesso de velocidade e conscientizar sobre a importância dos limites para garantir a segurança durante a viagem pelas rodovias.

Para essa etapa, foi elaborado um novo folheto que apresenta um relato fictício com conselhos de um avô para seu neto. Com uma linguagem que busca maior aproximação com os usuários, a história apresenta o convívio dos dois parentes, ressaltando o dinamismo do jovem e a experiência do avô, que tenta transmitir grandes lições e principalmente a importância da vida. Para despertar essa consciência no neto, é relembrada a história de seu pai, que mantinha a paixão por automóveis e cultivava a sensação de liberdade em suas viagens, dirigindo constantemente em excesso de velocidade. O resultado foi um trágico acidente, que tirou sua vida aos 32 anos, três meses antes de o jovem nascer.

O gerente de operações de tráfego, engenheiro Rogério Cezar Bahú, ressalta a ficção da história, mas lembra que relatos semelhantes a esse fazem parte da realidade. “O risco de morte está sempre muito próximo quando se trafega em excesso de velocidade, por isso, respeitar os limites é preservar a vida”, enfatiza.

Ao todo, serão distribuídos nos pedágios da malha viária 90 mil folhetos com o lema “Menos Velocidade, Mais Responsabilidade”. A campanha deve vigorar até janeiro de 2007 e faz parte do Programa de Redução de Acidentes (PRA), criado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). Essas ações são contínuas e serão realizadas durante todo o período de concessão.

O Sistema Renovias é formado por cinco rodovias que ligam Campinas ao Circuito das Águas e Sul de Minas: SP-340 (Campinas/Mogi Mirim/Mococa), SP-344 (Aguaí/São João da Boa Vista/Vargem Grande do Sul), SP-342 (Mogi Guaçu/Espírito Santo do Pinhal/São João da Boa Vista/Águas da Prata), SP-350 (Casa Branca/São José do Rio Pardo) e SP-215 (Vargem Grande do Sul/Casa Branca), numa extensão de 345,6 quilômetros.