Transportes: Porto Dersa de São Sebastião retoma exportação de veículos

Novos embarques acontecem na próxima semana

qui, 08/02/2007 - 18h10 | Do Portal do Governo

Nos dias 12 e 15 de fevereiro dois navios carregados de automóveis deixam o Porto  Dersa  de  São  Sebastião  rumo  à Argentina. A montadora Volkswagen retomará  neste  mês  a exportação de veículos fabricados em sua unidade de Taubaté,  no  Vale do Paraíba. No total, serão 3.500 veículos modelos Gol e Parati.

As  exportações  de veículos pelo Porto de São Sebastião começaram em abril de 2004. Ao longo daquele ano várias montadoras se utilizaram do Porto para a exportação de um total de 11.882 automóveis. Em 2005 este volume alcançou 29.080  unidades. No ano passado, apenas duas montadoras utilizaram o Porto para o embarque de 18.104 veículos.

Modernização

Nos  últimos  3  anos  a  Dersa  investiu  cerca  de  R$  12,5  milhões  na modernização  e ampliação do Porto de São Sebastião. Foram realizadas obras de  pavimentação  de  pátios  para  estocagem  de veículos para exportação, construção  de  três armazéns para cargas e de dois dolphins que permitem a atracação de navios maiores, entre outras.

Em  agosto  de  2006  foi realizado o desassoreamento da faixa acostável do cais, de onde foram retirados cerca de 43 mil m³ de material. O serviço fez com que o Porto passasse a operar com navios de até 9 metros de calado.

Segurança

Atualmente,  o Porto de São Sebastião passa por um processo de adequação às normas  do  ISPS-Code  (Código  Internacional  de  Segurança  de  Navios  e Instalações  Portuárias)  que  envolve desde o treinamento de pessoal até a conscientização de usuários, além de aquisição e instalação de equipamentos de segurança.

Assessoria de imprensa da Secretaria dos Transportes

C.A.