Transportes Mtetropolitanos: CPTM realiza Campanha Hipertensão em estações da Linha B, na zona oeste

Objetivo é medir a pressão arterial dos usuários e orientá-los sobre a importância da prevenção e do controle da doença

seg, 16/01/2006 - 11h02 | Do Portal do Governo
A ação será reforçada com a entrega do folheto orientativo Hipertensão. O material aborda os cuidados necessários com a alimentação e dicas práticas para o dia-a-dia.

A partir desta segunda-feira, dia 16, a CPTM e o Instituto Foyer de Educação e Treinamento promovem a Campanha Hipertensão nas estações Itapevi, Jandira, Carapicuíba, Barueri e Osasco, situadas na Linha B (Júlio Prestes-Itapevi), zona oeste da Região Metropolitana de São Paulo. O objetivo é medir a pressão arterial dos usuários e orientá-los sobre a importância da prevenção e do controle da doença.

Nas estações haverá um estande da campanha, nas linhas de bloqueio (catracas), onde estudantes de enfermagem e profissionais especializados no atendimento ao público medirão a pressão arterial dos passageiros interessados. Os que apresentarem alteração serão aconselhados a procurar os hospitais da região para acompanhamento médico.

Uma enfermeira da escola técnica Foyer e a técnica Sirlei Pereira, do Departamento de Higiene e Segurança do Trabalho (DRHS) da CPTM, coordenarão os trabalhos.

O evento será realizado, das 8h às 10h e das 16h às 18h, em dias alternados, nas cinco estações: Itapevi – 16 e 19/01, Jandira -17 e 20/01, Carapicuíba -18 e 23/01, Barueri – 24/01 e Osasco – 25/01.

Doença silenciosa

Cerca de 45 milhões de brasileiros são hipertensos e a maioria não sabe. Anualmente, 300 mil pessoas morrem de doenças cardiovasculares no Brasil e a hipertensão (pressão alta) é a causa de 50% dessas mortes, pois provoca infartos, derrames cerebrais e outros distúrbios. Entre os fatores que contribuem para a ocorrência da doença, estão: obesidade, histórico familiar (hereditariedade), ascendência negra, diabete, taxa de colesterol elevada, ingestão excessiva de sal, abuso no consumo de bebidas alcóolicas, sedentarismo e tabagismo.

Medicação gratuita

Nas estações Santo Amaro, na Linha C (Osasco-Jurubatuba), Piqueri e Perus, na Linha A (Luz-Francisco Morato) e Guaianazes, na Linha E (Luz-Estudantes), já é possível aos usuários da ferrovia obterem gratuitamente a medicação para os problemas de hipertensão. O remédio Captopril 25 mg é um dos mais procurados, entre os 41 medicamentos básicos disponíveis nas farmácias Dose Certa.

O atendimento das unidades ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O programa Farmácia Dose Certa é destinado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), estadual ou municipal. Para contar com a gratuidade da medicação, o remédio receitado precisa estar especificado por seu ‘princípio ativo’ (genérico) e não pelo nome comercial. Além disso, é necessário que faça parte da lista do programa. Os interessados deverão levar a receita emitida pelas Unidades Públicas de Saúde, dentro do prazo de validade (90 dias).

Secretaria dos Transportes Metropolitanos

J.C.