Transportes Metropolitanos: Trem modernizado pela CPTM entra em operação na Linha E

A composição terá seis carros, completamente modernizados

qui, 21/12/2006 - 17h03 | Do Portal do Governo

A CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] entrega, nesta sexta-feira [22/12], às 10h30, na Estação Brás, uma composição, de seis carros, completamente modernizada para a população da zona leste da Região Metropolitana. Após a reforma, o trem, que estava em operação desde 1981, retorna para a circulação praticamente novo, o que melhorará as condições de conforto para os usuários das Linhas E, trecho entre Guaianazes e Estudantes, e F [Brás-Calmon Viana].

A cerimônia contará com a presença do presidente da CPTM, Mário Bandeira. Depois da visita, a composição segue, sem passageiros, pela Linha F, prossegue até a Estação Estudantes, na Linha E, de onde inicia sua operação comercial por volta das 12h30.

Reformados pelo consórcio T’Trans/MPE, na cidade fluminense de Três Rios, os carros passaram por serviços de pintura interna e externa, calderaria, reparação de pisos, portas de acesso, janelas, bem como uma revisão geral dos principais equipamentos da composição.

Frota mais moderna Esses dois trens integram um lote de 22 unidades, da série 4.400, que circulam nas linhas E e F e passarão por reforma e revisão geral nas oficinas do consórcio T’Trans/MPE. A ação faz parte do Programa Boa Viagem da CPTM, que engloba a modernização de 122 trens [328 carros]. Orçado em R$ 388 milhões, o projeto será realizado em etapas e tem conclusão prevista para 2010.

A companhia já enviou 48 trens para as empresas contratadas para realizar os serviços. Desses, oito unidades [um total de 16 carros], da série 5.500, já circulam pela Linha F totalmente remodelados, além de dois trens, de três carros cada, da Linha B [Julio Prestes-Itapevi], que estavam imobilizados e foram recuperados para a operação.

Juntamente com outros projetos de revitalização da malha, as intervenções na frota têm como principal objetivo possibilitar a redução dos intervalos. Na Linha F, por exemplo, dos atuais nove para sete minutos, proporcionando mais conforto, confiabilidade e regularidade na prestação de serviços aos usuários. A meta da CPTM é passar da atual marca de 1,5 milhão de passageiros transportados por dia para 3 milhões até 2012.