Transportes Metropolitanos: Trânsito será desviado na av. João de Luca para obras do Metrô no Corred

nd

seg, 23/01/2006 - 9h03 | Do Portal do Governo

Um trecho de 400 metros da avenida João de Luca, pista Diadema-Capital (entre a Rua Madre Emile de Villeneuve e os baixos do viaduto Washington Luiz), foi desviado desde o dia 21, sexta-feira, para a nova pista que foi construída no canteiro central do viário (sob o viaduto). As intervenções são necessárias para a execução de galeria de macro-drenagem do Córrego do Cordeiro, que integra o conjunto de obras, a cargo da Companhia do Metrô, para a complementação do Corredor Metropolitano Diadema–Brooklin, retomado semana passada pelo Governo paulista.

A previsão é de que o desvio de trânsito se estenda até o dia 20 do próximo mês.

As obras do Corredor Metropolitano Diadema-Brooklin deverão estar concluídas em outubro próximo e envolverão recursos exclusivos do Governo do Estado, da ordem de R$ 72 milhões.

Este Corredor interligará o Terminal Diadema (do Corredor de ônibus Metropolitano ABD), em operação pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), à estação Berrini, da Linha “C” (Osasco-Jurubatuba) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

O novo trecho tem 11,8 quilômetros de extensão e o seu traçado vai sobrepor viários de grande movimento, como as avenidas Cupecê, Vereador João de Luca, Professor Vicente Rao, Roque Petroni Jr., Chucri Zaidan e Luiz Carlos Berrini.

A implantação desse Corredor, que contará com duas faixas de tráfego diferenciadas para ônibus (construídas em concreto, uma em cada sentido), ampliará a mobilidade e a acessibilidade das pessoas que se deslocam dos municípios do ABC para os bairros da região Sul da Capital, como Campo Morumbi, favorecendo, consequentemente, os usuários da Linha C da CPTM, com a integração na estação Berrini.

Além da melhoria das condições de viagens dos usuários do transporte coletivo, a execução do Corredor Diadema–Brooklin, que inclui a complementação de 620 metros da galeria de escoamento de águas pluviais entre a Praça Nossa Sra. do Perpétuo do Socorro e a rua Madre Emile de Villeneuve, contribuirá para a eliminação das enchentes na região.

Ao longo dos 11,8 quilômetros de extensão do Corredor, estão previstas também obras de melhorias paisagísticas, renovação do sistema de iluminação pública no canteiro central, sinalização e comunicação visual, além da implantação de estações de passageiros com condições de conforto e segurança para o usuário.

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

C.C.