Transportes Metropolitanos terão operação especial para o Carnaval

Microônibus ligarão Metrô e CPTM ao Sambódromo

qui, 31/01/2008 - 19h32 | Do Portal do Governo

Para facilitar a ida dos foliões, a partir de amanhã (dia 1º), a EMTU vai operar duas linhas de microônibus que ligam as estações da CPTM e do Metrô ao Sambódromo do Anhembi. As linhas gratuitas serão operadas por 20 microônibus (azul com faixa vermelha). Partirão das Estações Barra Funda e Tietê e funcionarão nos seguintes dias e horários:

Na sexta-feira, dia 01/02, sentido Estações/Anhembi, a operação será das 17h a 01h da manhã de sábado.

No sábado de manhã, dia 02/02, sentido Anhembi/Estações, o serviço funcionará das 5h da manhã às 9h. Para assistir ao desfile à noite, a operação será das 17h à 01h. 

No domingo de manhã, 03/02, para a volta dos foliões (Anhembi/Estações), o horário será o mesmo de sábado, ou seja, das 5h às 9h.   

O desembarque dos passageiros no Anhembi será no Portão 1 (entrada do Pavilhão de Exposição). Para utilizar o serviço é preciso que o usuário apresente a senha emitida pelo Metrô ou pela CPTM.

A mesma operação de transporte (ida e volta Estações/Anhembi) se repetirá para o Desfile das Campeãs, no dia 8 de fevereiro.

Ônibus metropolitanos e Pontes ORCA no Carnaval

A frota de ônibus metropolitanos da Grande São Paulo será reduzida durante o Carnaval. No sábado, rodarão 70% dos ônibus e no domingo, 50%. Na segunda-feira, o esquema será idêntico ao de sábado e na terça, a exemplo de domingo, funcionará metade da frota.

No Corredor Metropolitano ABD, a frota de sábado e domingo seguirá a programação normal dos outros fins de semana. Na segunda-feira, as linhas 284, 286, 289, 290 e 376 circularão com programação de domingo. A linha 287 funcionará com a programação de domingo reforçada por três veículos. Nas linhas 285 e 288, a frota será a mesma de sábado. Na terça-feira, todas as linhas que circulam no corredor ABD seguem a programação de domingo.

Os serviços de Ponte ORCA que ligam a Estação Vila Madalena do Metrô às estações Barra Funda e Cidade Universitária (CPTM) funcionarão com frota reduzida na próxima segunda-feira, 4 de fevereiro.

No caso dos veículos que atendem a Estação Cidade Universitária, a frota será reduzida de 15 para 10 veículos. A frota que atende a Estação Barra Funda será reduzida de 7 para 5 veículos.

Na terça-feira de Carnaval este serviço da ponte ORCA, gerenciado pela EMTU/SP, não funcionará.

A Ouvidoria da EMTU/SP (0800-724 05 55) terá expediente normal na segunda e terça-feira.

Metrô e CPTM operam até 1h da manhã do dia 3

Além disso, o Metrô e a CPTM também vão operar com esquema especial para agilizar os deslocamentos de quem vai aproveitar o feriado em São Paulol ou para queles que pretendem deixar a Capital. Vale lembrar que quem ficar na cidade pode curtir ao máximo, já que Metrô e CPTM operam até a 1 hora da madrugada de sábado para domingo.

Metrô tem operação especial para o feriado de Carnaval

Amanhã, sexta-feira, dia 1º de fevereiro, o Metrô vai adotar um esquema especial para os dias de Carnaval. A Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) terá 43 trens em circulação nos horários de maior movimento (picos da manhã e tarde), como de hábito, mas o Centro de Controle de Operacional do Metrô (CCO), nos horários de vale, poderá reforçar a frota se perceber a necessidade. A mesma medida poderá ser adotada nas outras linhas.

A Linha 2-Verde (Imigrantes-Vila Madalena) vai operar nos horários de pico com 15 trens em circulação.

Na Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda) haverá 42 trens nos picos.

Na Linha 5–Lilás, a oferta será a mesma de um dia útil normal, com cinco trens nos picos da manhã e tarde e quatro trens durante o horário de menor demanda.

No sábado, dia 2, nas linhas 1, 2, 3 e 5, circularão 29, 7, 32 e 3 composições nos horários de forte demanda, respectivamente. Porém, se verificar um aumento de usuários no sistema, o CCO tem condições de colocar imediatamente mais trens em circulação.

No domingo, dia 3, os intervalos programados entre trens serão de 4 minutos na Linha 1, 5 minutos na Linha 2 e 4 minutos na Linha 3. A Linha 5 não opera aos domingos. Novamente, o CCO tem condições de colocar imediatamente mais trens em circulação se verificar um aumento de usuários no sistema.

Na segunda-feira, dia 4, os intervalos programados entre trens serão de 3 minutos na Linha 1, 5 minutos na Linha 2, 3 minutos na Linha 3 e 8 minutos na Linha 5.

Na terça-feira, dia 5, os intervalos programados entre trens serão de 4 minutos na Linha 1, 5 minutos na Linha 2, 4 minutos na Linha 3 e 8 minutos na Linha 5. Vale destacar que o Bilhete Lazer poderá ser usado nesse dia.

Horário na Quarta-feira de Cinzas

Na quarta-feira de Cinzas, 6 de fevereiro, o início da operação comercial nas linhas 1 e 3 será antecipado para às 4 horas, e na Linha 2 para às 4h30. A Linha 5 inicia a operação comercial às 4h40.

CPTM terá horários diferenciados durante o carnaval

Em virtude do feriado de Carnaval, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) preparou um esquema especial para a circulação de trens nas Linhas A (Luz-Francisco Morato), B (Julio Prestes-Itapevi), C-Esmeralda (Osasco-Autódromo), D (Luz-Rio Grande da Serra), E (Luz-Estudantes) e F (Brás-Calmon Viana).

No sábado (2/2) e domingo (3/2), os horários não terão alterações, sendo os mesmos praticados normalmente nesses dias. Os intervalos entre as composições na segunda-feira (4/2) serão iguais aos realizados aos sábados (12 e 10 minutos) e na terça (5/2), idênticos aos dos domingos (15 e 12 minutos).

Já na quarta-feira (6/2), dia atípico, em que a maioria das pessoas começa a trabalhar após o meio-dia, os trens circularão com intervalos entre 12 e 10 minutos pela manhã. No horário de pico da tarde, a CPTM retoma a programação normal dos dias úteis, com os menores intervalos, entre 6 e 8 minutos.

A CPTM também aproveitará este feriado, quando a demanda de passageiros costuma cair, para promover obras e manutenção preventiva nas suas linhas, gerando pequenas alterações de intervalos em alguns trechos e horários específicos.

Veja como fica a circulação de trens da CPTM durante o Carnaval:

02/02 (Sábado) – Programação normal com intervalo de 12′ nas Linhas A,D, F,B, C e 10′ na Linha E;

03/02 (Domingo) – Programação normal com intervalo de 15′ nas Linhas A,D, F,B e 12′ nas Linhas C e E;

04/02 (Segunda) – Programação normal praticada aos sábados, com intervalo de 12′ nas Linhas A,D, F,B, C e 10′ na Linhas E;

05/02 (Terça) – Programação normal praticada aos domingos, com intervalo de 15′ nas Linhas A,D, F,B e 12′ nas Linhas C e E;

06/02 (Quarta) – Dia atípico com intervalo de 12′ no pico da manhã e vale do dia nas Linhas A,D, F, B e 10′ nas Linhas C e E, e pico da tarde com programação normal de dias úteis com intervalo de 8′ nas Linhas A,D, F, B e 6′ nas Linhas C e E;

Em atendimento aos serviços de obras e manutenção preventiva nas Linhas B, C-Esmeralda e E (extensão de Guaianazes a Estudantes), de 2 a 6 de fevereiro, haverá mudanças de intervalo conforme abaixo:

03/02(Domingo) – Programação Especial das 08h00 as 18h00 na Linha B com alteração do intervalo entre trens de 15′ para 26′ e na Linha E-Extensão com alteração do intervalo entre trens de 12′ para 20′;

05/02 (Terça – Feriado) – Programação Especial das 09h00 as 18h00 na Linha B com alteração do intervalo entre trens de 15′ para 18′.

Serviço de Atendimento ao Usuário

O Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) funcionará no sábado (02), das 7 às 13 horas, voltando na quarta-feira (6), a partir das 7 horas. Os serviços de venda de passes escolares, ouvidoria, achados e perdidos, atendimento ao usuário especial e atendimento emergencial estarão suspensos no domingo, segunda e terça-feira, retornando às 13 horas de quarta-feira. Neste período, as ligações para o 0800-0550121 serão gravadas e respondidas posteriormente. Sugestões e reclamações podem, ainda, ser enviadas por e-mail, para o endereço eletrônico usuario@cptm.sp.gov.br.

Da CPTM, Metrô e EMTU

(M.C.)