Transportes metropolitanos terão esquema especial de operação durante Feriadão

Metrô, CPTM e EMTU farão horários especial durante os próximos dias

qua, 20/04/2011 - 15h30 | Do Portal do Governo

A partir de quarta-feira, dia 20, em razão dos feriados de Tiradentes (21) e Paixão de Cristo (22), o Metrô contará com esquema especial de operação.
Metrô.

Para atender aos usuários que estiverem deixando a cidade pelos terminais rodoviários do Jabaquara, Tietê e Barra Funda, reforçará a oferta de viagens, no período da noite, nas linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda).

Na Linha 1-Azul, foram programadas 1.170 viagens, dez a mais que a oferta de um dia útil típico. Já na Linha 3-Vermelha, a oferta será de 1.249 viagens, oito a mais que o habitual.

Nos feriados de quinta e sexta-feira, com previsão de demanda menor, a frota de trens em operação em todas as linhas será semelhante à que circula em um domingo. No sábado e no domingo, a programação de viagens também não sofrerá alterações, devendo permanecer a mesma dos finais de semana.

Retorno do feriado

Já na segunda-feira, dia 25, para atender aos usuários que retornam à cidade, o Metrô antecipará o horário de abertura das estações nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. Nas linhas 1 e 3, as composições começarão a circular às quatro da manhã e na Linha 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena), às 04h30. Na Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Largo-Treze), as estações serão abertas para embarque no horário habitual, às 04h40.

Devido à antecipação da operação nas linhas 1, 2 e 3, 52 viagens a mais serão ofertadas aos usuários na segunda-feira.

CPTM

Neste feriado prolongado (Tiradentes, dia 21, e Paixão de Cristo, dia 22), a CPTM terá esquema diferenciado de operação, motivado pela diminuição da demanda nesses dias. Na ocasião, a Companhia também promove obras de modernização e melhorias em trechos e horários específicos.

Na quinta-feira (21) e sexta-feira (22), os trens irão circular a exemplo de um domingo típico. Já no sábado (23) e domingo (24), a operação será feita normalmente, com intervalos habituais para esses dias. Vale ressaltar que a CPTM conta com trens em posições estratégicas, que podem ser injetados na operação, caso seja observado o aumento da demanda de usuários.

EMTU

No feriado de Tiradentes, dia 21 e Sexta-feira Santa, dia 22, o sistema de ônibus metropolitano gerenciado pela EMTU/SP na Grande São Paulo vai oferecer o mesmo número de viagens programadas para os domingos. No dia 23, a programação de viagens será a normal dos sábados.

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos