Transportes Metropolitanos: Secretário recebe homenagem da Obra Social Dom Bosco

Reconhecimento é em função de parceria, por meio da CPTM, que vem participando de várias ações com entidade beneficente

seg, 26/06/2006 - 18h55 | Do Portal do Governo

Nesta segunda, dia 26, o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, recebe homenagem da direção da Obra Social Dom Bosco, dentro das comemorações do Jubileu de Prata da entidade.

O reconhecimento é em função de parceria, por meio da CPTM (Cia. Paulista de Trens Metropolitanos), que vem participando de várias ações com a Dom Bosco.

O evento acontece a partir das 19 horas, no Espaço Itaú Cultural. A premiação, uma placa em madeira e acrílico, foi criada por educandos da obra social, que também apresentarão um espetáculo musical.

Estação Dom Bosco

Entre as parcerias CPTM/Dom Bosco, está o nome da estação Dom Bosco, que tinha o nome provisório de Jacu Pêssego, da linha  E (Luz-Guaianazes).  Inaugurada em 2000, por ela circulam  hoje cerca de 8.280 passageiros/dia. É uma das mais modernas da ferrovia, com arquitetura arrojada, salas amplas e circuito interno de TV, além de todos os serviços de acessibilidade: adaptação para usuários especiais, com elevadores, escadas rolantes e bloqueio eletrônico.

Obras Sociais

 A Obra Social Dom Bosco foi fundada por um grupo formado por padres Salesianos e leigos que chegaram a Itaquera, região leste da capital, em 31 de maio de 1981, com o propósito de atender crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade, proporcionando educação e promoção da cidadania.

No início, eram atendidas 150 pessoas. Em 2004, já eram quase quatorze mil.

Hoje, administrada por um dos seus criadores, Padre Rosalvino Morán Vinãyo, é reconhecida até internacionalmente como uma das mais importantes obras de inclusão social. Oferece seis tipos de serviços, entre os quais: abrigo (7 casas de acolhimento); socioeducativo (4 núcleos), centros de educação infantil,centro profissionalizante ( 14 núcleos), além de projetos de habitação e terceira idade. Atende a mais de  seis mil pessoas  por dia, em diversos serviços, sem contar as famílias envolvidas no trabalho social e nas comunidades paroquiais.

Em pesquisa realizada em 1997, sobre a “Obra Social Dom Bosco e sua contribuição para a melhoria da qualidade de vida em Itaquera”, foi constatado que 93,5% da população entrevistada acreditava que esta entidade respondia às necessidades da população do bairro, onde 72,5% sentiram-se mais valorizadas em decorrência da participação no projeto.

Assessoria de Imprensa – Secretaria dos Transportes Metropolitanos