Transportes Metropolitanos: Secretário inspeciona novo túnel da Linha 4 do Metrô

Portella vistoriou túnel de 600 metros, recém-perfurado sob a rua da Consolação, e as obras da futura estação Paulista

qui, 08/02/2007 - 21h22 | Do Portal do Governo

O secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, acompanhado do gerente de construção do Metrô, Luis Carlos Meirelles, e do engenheiro Jorge Takahashi, especialista em construção de túneis da Maffei

Consultores, vistoriou as obras do novo túnel da Linha 4-Amarela do Metrô, que interliga o poço de serviço José Eusébio (próximo à rua Antônio de Queirós) e o poço de obras da futura estação Paulista, localizado na rua da

Consolação (nas proximidades do cine Belas Artes).

Após a inspeção do trecho, o secretário José Luiz Portella e o consultor Jorge Takahashi afirmaram não terem encontrado nenhuma irregularidade, e garantiram a continuidade das obras, que seguem em ritmo normal, com o emprego de 180 funcionários, em três turnos de trabalho.

O novo trecho subterrâneo tem 600 metros de extensão e interliga o túnel de vias e de estacionamento de trens (de 464 metros de extensão) em escavação sob a rua da Consolação e o túnel da futura estação Paulista, que

está em construção na altura do número 2367 da rua da Consolação. O encontro entre as duas frentes de escavações ocorreu na última sexta-feira, dia 2.A vistoria teve início no poço de serviço José Eusébio, que tem 18,60 metros de diâmetro e 36 metros de profundidade, na altura do número 1837 da rua da Consolação (em frente ao portão principal do cemitério da Consolação). Esse poço  foi perfurado para possibilitar a escavação das duas vias da Linha 4, sentido Vila Sônia e Luz e uma área de estacionamento para dois trens. Atualmente, esse túnel está com meia seção pronta, faltando a execução da sua parte inferior.

As escavações do corpo da estação Paulista estão sendo feitas em etapas. Até o momento foi concluída a primeira etapa, com a execução dos side-drift, que são os túneis de menor diâmetro que são escavados nas partes laterais. Estão sendo iniciadas as escavações da calota (parte superior) do túnel da estação. A última etapa de escavação será a do rebaixo (parte inferior) do túnel, que pronto terá 20 metros de largura, para acomodar também as duas plataformas de embarque.

Depois da conclusão do túnel da estação Paulista, serão iniciadas as escavações do túnel de interligação com a estação Consolação da Linha 2-Verde. Esse túnel terá 6,5 metros de diâmetro e 32 metros de extensão.

A interligação subterrânea entre as duas estações deverá ser feita por meio de uma esteira rolante. O secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, e o presidente do Metrô, Luiz Carlos David, acompanhados dos consultores contratados, programaram vistorias em todas as 23 frentes de escavações da Linha 4-Amarela do Metrô. A previsão é de que esse trabalho seja concluído até o final deste mês.

Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

C.A.