Transportes Metropolitanos: Programa Ação Cultural do Metrô promoveu mais de 150 atividades nas esta

Usuários puderam percorrer as exposições sem nenhum acréscimo no valor pago para a entrada

sex, 20/01/2006 - 12h33 | Do Portal do Governo

Os usuários puderam percorrer as exposições sem nenhum acréscimo no valor pago para a entrada. Além disso, diversas apresentações musicais ocorreram nas áreas-livres das estações, permitindo um acesso ainda maior do público.

O programa Ação Cultural do Metrô promoveu 153 atividades artístico-culturais durante o ano de 2005. As atrações para os usuários do Metrô contemplaram exposições de artes plásticas e fotografia, apresentações de música e dança.

Destaques de 2005           

A estação República sediou a exposição “Hoje é Dia de Maria”, que exibiu fotos, figurinos, mobiliário e o cenário da nova edição da microsérie de televisão. Na oportunidade, os usuários puderam interagir com os atores Rodrigo Santoro, Stênio Garcia, Osmar Prado e as atrizes Carolina Oliveira e Letícia Sabatella, na abertura da exposição.

 O Projeto  “Viagem ao Cinema”, que está integrado ao Programa Ação Cultural, promoveu diversas exposições com imagens do making of dos filmes nacionais “Jogo subterrâneo”, “Quanto Vale ou é por quilo”, “Mais Uma Vez Amor”, “Cabra cega” e “Coronel e o Lobisomem”. Além da exposição, os usuários puderam concorrer a 100 ingressos  para assistirem os filmes gratuitamente.

Uma congada passou por diversas estações do Metrô em comemoração à “1ª Festa de São Benedito da Grande São Paulo”. O cortejo foi marcado por cantigas sacras e profanas, execução de percussão, além de muita dança.

 A Banda Décadas agitou a Estação Paraíso trazendo a sonoridade de sete instrumentos, com cinco sopros (um trompete, dois trombones, um saxofone alto e uma tuba bass) e dois instrumentos de percussão (caixa e bumbo sinfônico, acompanhados por pratos).  O repertório preparado para os usuários do Metrô foi bem eclético e incluiu “Descobridor dos sete mares”, “I feel good”, “Garota de Ipanema”, “Mambo number Five”.

Kung Fu Wusho no Metrô: exibição da antiga arte marcial chinesa, praticada no Brasil desde a década de 60, foi destaque em duas apresentações na estação Sé, em setembro. Cerca de 30 praticantes demonstraram golpes da categoria Kung Fu Wushu e luta combinada (coreografia).

 Peças de vestuário (assinadas pelo estilista Marcos Jerônimo), confeccionadas por mulheres da Cooperativa Ana Rocha, na favela Heliópolis, foram destaque na estação República. “La´Brasilliène” exibiu 15 peças elaboradas pelas moradoras, que se inspiraram na moda artesanal lá produzida.

Na semana do meio ambiente, de 6 a 10 de junho, aEstação República apresentou a exposição “Estação Meio Ambiente”. Essa mostra fotográfica destacou as riquezas naturais do Brasil e reforçou a consciência das pessoas para a necessidade da preservação do meio ambiente. A mostra foi subdividida em seis exposições, compostas por 10 banners cada, com os seguintes temas:

·Floresta Amazônica:sobre a maior e mais rica floresta tropical do mundo, com imagens e informações sobre a grande diversidade da fauna e da flora.

·Caatinga:longos períodos de seca são retratados na exposição. Esta região do Nordeste brasileiro surpreende pela beleza e as adaptações à falta de água.

·Ecossistemas Costeiros:retratou a grande variedade dos biomas do litoral do Brasil: praias arenosas, ilhas marítimas, recife de corais, manguezais, restingas e lagoas.

·Unidades de Conservação:explicou o conceito de “Unidade de Conservação” com exemplos no território nacional, como o Parque Nacional do Iguaçu e Parque Nacional Marinho de Abrolhos.

·Água: destacou a distribuição da água pelo planeta, sua importância na manutenção da vida na Terra, a ação do homem sobre os mananciais, além das reservas hídricas brasileiras.

Refugiados: em Busca de um Lugar no Mundo” foi a mostra fotográfica que revelou cenas da vida cotidiana de refugiados  em diversas partes do mundo, vítimas de guerras, massacres e perseguições políticas, religiosas e étnico-raciais.

Programa Ação Cultural do Metrô

Na década de 70, foi idealizada a realização de exposições nas dependências do Metrô  com a proposta de agregar cultura e entretenimento ao serviço de transporte. Em 1986, o programa Ação Cultural foi oficializado e desde então oferece ao público usuário do Metrô atividades culturais em diversas estações, com renovação mensal.

Assessoria de imprensa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos

J.C.