Transportes Metropolitanos: Planejamento moderniza CPTM em várias frentes

Entre os fatos mais importantes, destaca-se a consolidação da Rede Essencial para os Transportes Metropolitanos

seg, 08/01/2007 - 10h56 | Do Portal do Governo

A CPTM avançou na modernização dos seus serviços em 2006, concretizando um longo processo de planejamento com o início de implantação dos projetos previstos, conforme as diretrizes do PITU [Plano Integrado de Transportes Urbanos]. Entre os fatos mais importantes, destaca-se a consolidação da Rede Essencial para os Transportes Metropolitanos, que considera a completa modernização dos serviços da CPTM até 2012, incluindo o expresso ABC e extensão do Expresso Leste até Suzano.

Para atender às exigências de acessibilidade de suas estações, as unidades estão sendo adaptadas, recebendo itens que oferecem mais conforto e segurança aos usuários. Também está em andamento obras imprescindíveis para a Região Metropolitana de São Paulo, como a extensão da Linha C até o Grajaú e a recapacitação da Linha F. A companhia desenvolve, simultaneamente, projetos para modernizar suas estações existentes, implantar outras seis novas unidades em construção e outras cinco em processo de readequação funcional com novos conceitos de qualidade de serviço.

Outros destaques ficaram por conta dos projetos Trem de Guarulhos/Expresso Aeroporto e Trem Expresso Bandeirantes [ligação rápida entre SP-Campinas], já incluídos no seleto grupo de projetos aprovados pelo Conselho Gestor das Parcerias Público-Privadas do Governo do Estado de São Paulo. O primeiro aguarda para 27 de abril de 2007 os estudos técnicos, econômicos e financeiros da iniciativa privada para modelagem da PPP, e prevê-se ainda para o próximo ano, a publicação de Edital para licitação de três novos serviços nesses dois grandes empreendimentos.

Visando atender à crescente demanda, a CPTM aposta no aumento da oferta de lugares e na recuperação da frota. Estão sendo fabricados mais 12 novos trens, de quatro carros cada [total de 48 novos carros], que, futuramente, circularão na Linha C. A companhia desenvolve o maior programa de modernização de trens do Brasil, o chamado “Boa Viagem”, envolvendo 122 unidades – algumas já em operação após a reforma.

O relacionamento institucional entre a CPTM, municípios, órgãos do Estado e demais entidades também saiu fortalecido neste ano. Entre as principais iniciativas, figura o início das regularizações de integrações com outros modos de transporte e as parcerias com municípios e EMTU para a implantação do Pró-Polos [Programa de Revitalização dos Pólos de Articulação Metropolitana].

O avanço nesta área também pode ser comprovado com o protocolo de intenções firmado com a mesma EMTU para a utilização do BOM [Bilhete de Ônibus Metropolitano].

Ainda que preliminares, foram iniciados entendimentos para parcerias com a iniciativa privada visando à modernização de algumas estações, como Carapicuíba, Piqueri e Cidade Pirelli, além de entendimentos com as subprefeituras e demais órgãos do município de São Paulo e de outros, principalmente em função dos projetos da Linha C, Linha F e modernização das estações.

Segundo o gerente de Projetos de Transporte da CPTM, Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro, a companhia tem uma diretriz muito clara. “Sabemos o cenário que queremos construir e conhecendo as adversidades, entre elas as limitações de recursos, o desafio é viabilizar a execução desses projetos com alternativas viáveis técnica, econômica e financeiramente sustentáveis”.

“Associado a esse desafio, está o preparo de uma empresa para receber essa modernidade”, completa Ribeiro. “É preciso avançar nos modelos de gestão já instituídos, de forma a garantir com qualidade de serviços o aumento de demanda para mais de três milhões de usuários por dia, buscando garantias de recursos para seu custeio”.

Da Assessoria de imprensa da CPTM

J.C.