Transportes Metropolitanos: Parceria EMTU/AVAPE promove inclusão social

Desde março 622 pessoas foram atendidas no programa

sex, 21/07/2006 - 15h39 | Do Portal do Governo

O convênio estabelecido entre a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP) e a Associação para a Valorização e Promoção de Excepcionais (AVAPE), em março, contribui para a inclusão social dos portadores de deficiência, encaminhando a cursos de capacitação, clínicas de reabilitação, centros de convivência etc. No balanço realizado no mês de junho, cerca de 180 pessoas foram atendidas.

Neste mês, mais de 90 pessoas foram indicadas para os cursos de informática, telemarketing, redação empresarial, atendimento ao público e recreação infantil, voltados principalmente aos que estão ingressando no mercado ou procuram uma nova profissão.

O relatório concluiu também que a reabilitação clínica foi o serviço mais solicitado, registrando 50 % de procura por tratamentos na área de saúde. As unidades de São Bernardo do Campo e zona Leste de São Paulo prestaram assistência médica a 74 usuários, desde a avaliação até a orientação do paciente, por meio de exames e consultas com neurologistas, neuropediatras, psiquiatras infantis, fisiatras e pediatras.

Os 187 atendimentos aconteceram na Unidades de Atendimento do Programa de Reabilitação Profissional Avenida Brasil e Mooca. Só na região do ABC, 40 pessoas participaram de cursos profissionalizantes no Programa de Reabilitação Profissional de Santo André e atividades no Centro de Convivência UEGEB, em São Bernardo do Campo.

Inclusão social

Desde a criação, em março, a parceria já beneficiou 622 portadores de deficiência na Região Metropolitana de São Paulo que foram encaminhadas ao atendimento médico, oficinas de capacitação, centros sociais, entre outros.

O serviço é voltado ao portador de deficiência, maior de 14 anos, que utiliza as linhas metropolitanas e procura Posto do PEJ (Passageiro Especial Jabaquara) para retirar a carteira que garante a isenção do pagamento da tarifa. No local, ele recebe orientação da AVAPE e é encaminhado aos serviços oferecidos, de acordo com a sua necessidade.

Dessa forma, o usuário obtém o benefício e também a possibilidade de inclusão social, por meio de capacitação profissional para retornar ao mercado de trabalho, por exemplo. A reabilitação do indivíduo ainda contribui para o setor, pois a redução de passageiros não pagantes diminui o custo do transporte.

Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP

C.A.