Transportes Metropolitanos: Ouvidoria da EMTU funciona neste feriado

Corredor Metropolitano São Mateus funciona com a frota reduzida

qua, 06/09/2006 - 17h15 | Do Portal do Governo

No feriado desta quinta-feira, dia 7 de Setembro, Dia da Proclamação da Independência do Brasil, a Ouvidoria da EMTU/SP – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – 0800.019.00.88 -, funcionará  normalmente para atender aos usuários das linhas de ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo.

Este serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e informa o itinerário das linhas metropolitanas, tarifas, além de registrar sugestões e reclamações dos clientes deste sistema de transporte.

Corredor Metropolitano

Nesta quinta-feira, a operação do Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara, que atende aos municípios do ABC (Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema)  e São Paulo funcionará com a frota de domingo, ou seja, 40% do total que circula nos dias úteis que é em torno de 200 ônibus. Na sexta-feira, a frota do Corredor Metropolitano será normal.

Os técnicos da EMTU/SP e da Concessionária Metra acompanharão a operação do Corredor Metropolitano para acionar, se necessário, motoristas de plantão e ônibus que estarão na reserva técnica no Centro de Controle Operacional, em São Bernardo do Campo. Esta estratégia de operação é necessária para qualquer eventualidade no sistema, como a oscilação de demanda de passageiros interessados em acessar sistema rodoviário que liga São Paulo à Baixada Santista, por meio do Terminal Jabaquara.

Linhas metropolitanas

Na quinta-feira, feriado, as cerca de 650 linhas intermunicipais que  circulam nos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo operarão com 40% da frota programada para os dias úteis (cerca de 4 mil ônibus). Na sexta-feira, a frota programada será normal.

Plantão do Controle Operacional

A Unidade de Informação e Estratégia da EMTU/SP funcionará normalmente no feriado prolongado, acompanhando a operação do sistema de transporte intermunicipal, por meio de agentes em viaturas, além do contato direto, via rádio, com a Sala de Situação da Polícia Militar para acionar, se preciso, planos de operação de emergência (PAESE) em caso de qualquer eventualidade, como alagamentos, acidentes, entre outras ocorrências, inclusive com outros sistemas de transporte como trens, metrô e linhas de ônibus municipais.

Da EMTU