Transportes Metropolitanos: Metrô testa patinete elétrico em estações de grande porte

O equipamento vai facilitar a mobilidade dos agentes de segurança nas estações para atender ocorrências ou fazer serviços de ronda

seg, 30/10/2006 - 18h30 | Do Portal do Governo

Desde esta segunda-feira, dia 30, os agentes de segurança do Metrô que atuam na estação República, da Linha 3- Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda) iniciam um período de testes com um patinete elétrico, um equipamento que ajudará a agilizar as rondas e os atendimentos às ocorrências de segurança pública na estação. O mesmo equipamento será testado posteriormente na estação Luz da Linha 1- Azul (Jabaquara-Tucuruvi).

As duas estações foram escolhidas para teste do equipamento por apresentarem a área de mezanino nas mesmas dimensões das plataformas (150 metros) e vários acessos ( 5 em República e 5 em Luz). Durante o período de testes, o patinete será usado todos os dias, das 9h até a meia-noite.

“O patinete elétrico vai facilitar a mobilidade dos agentes de segurança nas estações. Para atender a uma ocorrência ou em serviço de ronda, caminhando rapidamente, um agente faz 5 quilômetros por hora. Usando o equipamento elétrico, nosso funcionário poderá deslocar-se a 15 quilômetros por hora, o que certamente irá intimidar ainda mais as ações passíveis de intervenção no sistema metroviário”, afirma José Luiz Bastos, chefe do Departamento de Segurança do Metrô.

Por tratar-se de um equipamento movido a energia elétrica, os patinetes não sujam o ar das estações com a emissão de poluentes e são praticamente silenciosos, fatores que garantem a preservação do fator surpresa durante as ações dos agentes de segurança.

Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

C.A.