Transportes Metropolitanos: Metrô terá operação especial na Linha 2 – Verde

Intervenções na via ocorrem neste sábado e domingo

sex, 09/06/2006 - 11h30 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de aprimorar o nível de conforto acústico em alguns trechos da Linha 2 – Verde (Imigrantes – Vila Madalena), o Metrô irá substituir, neste sábado e domingo, dias 10 e 11, 800 placas de ferro fundido utilizadas para a fixação dos trilhos. Para a execução do serviço, que será realizado por 30 operários, entre as estações Imigrantes e Ana Rosa, além da interdição de uma das vias no trecho, será necessária a implantação de um esquema especial de operação para os trens que circularão nesta linha.

        A partir das 13 horas de sábado, quatro trens estarão circulando no trecho entre as estações Ana Rosa e Vila Madalena, que não será afetado. Já o percurso entre as estações Ana Rosa e Imigrantes, em virtude da interdição de uma das vias, será realizado por apenas uma composição, que seguirá nos dois sentidos pela mesma via, com intervalo médio de 8 minutos. Portanto, os usuários com destino à estação Vila Madalena ou Imigrantes deverão desembarcar na estação Ana Rosa para prosseguirem viagem em outra composição.

        No domingo a estratégia adotada pelo Metrô para a Linha 2 – Verde será mantida durante toda a operação comercial, que tem início às 4h40 e se encerra à meia-noite. Na segunda-feira, dia 12, com a conclusão dos trabalhos de substituição das placas de fixação dos trilhos, a operação comercial da Linha 2 voltará ao normal.

Necessidade detectada durante testes realizados em maio

            A necessidade de substituição das placas de fixação dos trilhos em alguns trechos da Linha 2-Verde foi constatada durante testes realizados no mês passado. Apesar de não causarem nenhum risco para os usuários nem para a circulação da frota de trens,  a substituição dessas placas irá reduzir o impacto dos trens sobre os trilhos e consequentemente diminuirá o nível de ruído provocado pelo atrito roda/trilho,  aumentando o conforto acústico para os usuários.

            Os  trechos onde serão efetuadas as trocas das placas de fixação dos trilhos somam 350 metros de vias e estão localizados na plataforma da estação Imigrantes, no trecho em elevado entre as estações Chácara Klabin e Imigrantes e num trecho de túnel entre as estações Ana Rosa e Chácara Klabin.

           Durante o período em que a operação comercial na Linha 2 – Verde for realizada em caráter excepcional, os usuários que embarcarem no sistema metroviário serão informados e orientados pelo sistema de som das estações e dos trens. O Metrô recomenda que, em caso de dúvidas, os usuários devem solicitar auxílio aos funcionários operativos das estações e agentes de segurança devidamente uniformizados. 

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô -Departamento de Imprensa