Transportes Metropolitanos: Metrô terá esquema especial para o feriado de 25 de janeiro

Operação começa nesta quarta-feira, dia 24

qua, 24/01/2007 - 8h12 | Do Portal do Governo

Para facilitar a viagem do paulistano que pretende deixar a capital para aproveitar o feriado prolongado de 25 de janeiro, data em que será comemorado os 453 anos da cidade de São Paulo, o Metrô preparou um esquema especial de operação de seus trens, a partir desta quarta-feira, dia 24.

Na Linha 1 – Azul, durante o horário de pico da manhã, 43 trens farão a interligação entre Jabaquara e Tucuruvi, passando pelo Terminal Rodoviário do Tietê. No pico da tarde, 42 composições farão esse trajeto, aumentando de 960 para 968 o número de viagens em relação a um dia útil normal.

A Linha 2 – Verde terá a oferta de um dia útil normal, com 14 trens circulando no pico da manhã e da tarde, para realizar as 678 viagens programadas, entre as estações Vila Madalena e Imigrantes.

A oferta na Linha 3 – Vermelha será de 42 composições no pico da manhã e tarde. À noite, a linha terá 7 trens a mais em circulação, aumentando a oferta de viagens, em relação a um dia útil normal, de 1032 para 1058, entre as estações Corinthians/Itaquera e Palmeiras/Barra Funda, onde está instalado o Terminal Rodoviário Barra Funda.

Na Linha 5 – Lilás, que interliga a região de Capão Redondo ao Largo Treze, em Santo Amaro, a oferta de trens será idêntica a de um dia útil normal, com quatro trens circulando nos horários de maior movimento e três nos demais horários, para realizar as 315 viagens programadas para o dia.

Dia 25 de janeiro, aniversário da cidade

       A circulação de trens programada pelo Metrô para este dia será semelhante às frotas disponibilizadas aos domingos nas três linhas em operação. Na Linha 1, a população poderá contar com 15 trens, que deverão realizar um total de 432 viagens. Na Linha 2, que tem 418 viagens programadas, seis trens funcionarão durante todo o dia. Já a Linha 3, terá 16 trens em operação, propiciando uma oferta de 434 viagens aos seus usuários. A Linha 5 não opera aos domingos e feriados.

Dia 26 de janeiro, sexta-feira, ponte do feriado

Neste dia, as quatro linhas do Metrô funcionarão com frotas de trens semelhantes a de um dia útil normal. Na Linha 1, serão realizadas 960 viagens, com 43 trens em operação no pico da manhã e 42 no pico da tarde.

Na Linha 2, haverá 14 trens em circulação nos picos da manhã e da tarde e serão realizadas 678 viagens. Na Linha 3, serão realizadas 1032 viagens, com 42 trens circulando durante os dois picos. A Linha 5 oferecerá 315 viagens, com quatro trens programados nos horários de pico e três nos demais horários.

Dia 27 de janeiro, sábado

Todas as quatro linhas metroviárias terão a oferta de trens de um sábado normal. A Linha 1 terá 25 trens no pico da manhã e realizará 584 viagens. A Linha 2 funcionará com seis trens o dia todo, para a realização de 418 viagens.

Na Linha 3 serão realizadas 686 viagens, com 28 trens circulando no pico da manhã. Já na Linha 5, serão 322 as viagens programadas. Para atingir essa marca, quatro trens circularão no pico da manhã e três durante o resto do dia.

Dia 28, domingo, início da volta do feriado

Para receber os passageiros que retornarão para a capital no domingo, o Metrô reforçará as frotas de trens em circulação em algumas das suas linhas.

Na Linha 1, estão programadas 452 viagens (o normal são 432) e os trens em circulação totalizarão 17, em vez de 15, no pico da tarde. Já na Linha 3, haverá um trem a mais no pico da tarde (17 trens no lugar de 16) e 452 viagens programadas no lugar de 434.

A Linha 2 terá a oferta normal de um domingo, com seis trens circulando para realizar 418 viagens. A Linha 5 estará fechada neste dia.

Segunda-feira, dia 29, antecipação da operação comercial

Na segunda-feira, dia 29, a operação comercial do Metrô nas linhas 1 e 3 será antecipada em 40 minutos. Nestas duas linhas, os usuários encontrarão os trens em circulação a partir das 4 horas. Na  Linha 2, a antecipação será de 10 minutos e a operação comercial terá  início às 4h30. A Linha 5 entrará em operação em seu horário habitual, às 4h40.

Para proporcionar um passeio tranqüilo neste feriado, além de reforçar a frota de trens, o Metrô recomenda aos seus usuários alguns cuidados básicos durante as viagens. Para facilitar o embarque e o desembarque dos passageiros, a dica é não parar nem colocar bagagens na região das portas. Já para quem não gosta de perder tempo em filas, a sugestão é a compra antecipada dos bilhetes para a volta. Em caso de dúvidas, o Metrô recomenda aos usuários que sempre procurem auxílio junto aos funcionários da Companhia.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô – Departamento de Imprensa