Transportes Metropolitanos: Metrô terá esquema especial durante Natal

Esquema será implantado a partir da próxima sexta-feira, dia 22

qua, 20/12/2006 - 17h20 | Do Portal do Governo

Para facilitar a vida dos que ainda realizam as compras natalinas ou daqueles que já se preparam para deixar a capital durante o feriado prolongado de Natal, o Metrô, a partir da próxima sexta-feira, dia 22  de dezembro, implantará um esquema especial de operação para a circulação de seus trens.

       Os passageiros com destino aos Terminais Rodoviários do Tietê e Jabaquara, que viajarão pela Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), terão à disposição 43 trens durante o horário de pico da manhã e 42 composições à tarde. Com o reforço na frota, a oferta no número de viagens em relação a um dia útil normal passará de 960 para 968.

       Na Linha 3 – Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda), via de acesso para quem utilizará o Terminal Rodoviário Barra Funda, 42 composições circularão nos horários de pico da manhã e da tarde. No período da noite, para agilizar ainda mais a viagem dos usuários, em vez de 25 composições, 32 trens estarão circulando. Com a medida, a oferta de viagens em relação a um dia útil normal aumentará de 1032 para 1058.

       Já a Linha 2 – Verde (Imigrantes-Vila Madalena) terá a oferta de um dia útil normal, com 14 trens no pico da manhã e da tarde, para realizar as 678 viagens programadas no trecho. Outra linha que não sofrerá mudanças na sexta -feira será a Linha 5 – Lilás (Capão Redondo – Largo Treze), onde a oferta de trens será idêntica a de um dia útil normal, com quatro trens nos horários de maior movimento e três nos demais horários, para realizar as 311 viagens programadas para o dia.

Operação reforçada no sábado, dia 23

       Para o último sábado que antecede o Natal, dia 23, os usuários das linhas 1-Azul e 3-Vermelha do Metrô ainda poderão contar com uma oferta especial na circulação de trens.

       Na Linha 1-Azul, em vez de 25 trens em operação, oferta normal de um sábado, os passageiros contarão com 29 composições. Com o reforço da frota, além de uma oferta maior de viagens, que passará de 584 para 706 no total do dia (um ganho de 21%), os usuários ainda serão beneficiados com uma redução no intervalo médio entre os trens, que de 193 segundos passará para 161 segundos.

       Já na Linha 3-Vermelha, que interliga a Zona Leste ao centro da cidade, o número de composições em circulação, no sábado que antecede o Natal, passará de 28 para 32 trens. Com isso, a quantidade de viagens oferecidas aos usuários desta linha também aumentará, passando de 686 para 888 (acréscimo de 29%) e o tempo de espera para embarcar nos trens será menor, passando de 147 segundos para 133 segundos em média.

       Durante o sábado, foram programadas 418 viagens para a Linha 2-Verde e 322 viagens na Linha 5- Lilás. Para atingir essas marcas, durante todo o dia, seis trens circularão na linha da Paulista. Já na linha que atende à região de Santo Amaro, quatro trens circularão no pico da manhã e três durante o resto do dia.

Domingo, dia 24, terá frota normal em circulação

       No domingo, dia 24, véspera do Natal, com exceção da Linha 5-Lilás que não abre nesse dia, todas as demais linhas metroviárias terão frotas normais em circulação. Para a Linha 1, foram programadas 432 viagens e 15 trens em circulação. A Linha 2 terá  seis trens circulando para realizar as 418 viagens programadas. Já na Linha 3, onde ocorrerão 434 viagens, haverá outros 16 trens em operação.

Dia de Natal terá frota de domingo em operação

       A oferta de trens para a segunda-feira, dia 25, feriado do Natal, será semelhante a de um domingo para as três linhas em operação. Na Linha 1, circularão 13 trens de manhã e 17 trens à tarde. A Linha 2 será atendida por seis trens durante todo o dia. Para a Linha 3, a frota será de 11 trens durante a manhã e 16 trens à tarde. A Linha 5 permanecerá fechada no feriado.

Dia 26, terça-feira, volta do feriado, terá antecipação da operação comercial

       Na terça-feira, dia 26, a operação comercial do Metrô nas linhas 1 e 3 será antecipada em 40 minutos. Nestas duas linhas, os usuários encontrarão os trens em circulação a partir das 4 horas. Na  Linha 2 a antecipação será de 10 minutos e a operação comercial terá  início às 4h30. A Linha 5 entrará em operação em seu horário habitual, às 4h40.

       Na Linha 1, 43 trens circularão no pico da manhã e 42 no pico da tarde, aumentando a oferta de viagens de 960 para 980. A Linha 2 terá 14 trens circulando nos picos da manhã e da tarde. Na Linha 3, a oferta de viagens passará de 1032 para 1052 e haverá 42 trens em operação nos horários de pico da manhã e da tarde.

       Na reabertura da Linha 5, a oferta de trens na terça-feira será a de um dia útil normal, com quatro trens nos horários de pico e três durante o horário de menor demanda, totalizando 311 viagens.

       Além de reforçar a frota de trens em circulação, para uma viagem tranquila o Metrô orienta os seus usuários a terem a atenção redobrada com bolsas, sacolas e bagagens neste feriado. Em caso de dúvidas, a empresa recomenda ao passageiro que busque auxílio sempre com um funcionário. Por fim, a compra antecipada do bilhete é uma ótima dica para quem quer evitar filas na volta para a casa.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô – Departamento de Imprensa