Transportes Metropolitanos: Metrô recebe megatatuzão da Linha-4 Amarela

Megatatuzão vai perfurar 6,5 quilômetros do subterrâneo da cidade

qui, 24/08/2006 - 16h10 | Do Portal do Governo

Chegou ao porto de Santos, no último dia 20, o navio Grande Francia com o megatatuzão do Metrô, que vai perfurar 6,5 quilômetros do subterrâneo da cidade, para construir o trecho entre as futuras estações Faria Lima, da Linha 4 – Amarela, na zona Oeste, e Luz, no Centro.    

        O navio, vindo da Alemanha, atracou no terminal NST, berços T 30 a 33, para descarregar os 82 contêineres que abrigam as partes desmontadas da máquina. O transporte será feito em comboio, com 15 contêineres por vez, até o canteiro de obras do Consórcio Via Amarela, na Vila Hamburguesa, entre os dias 28 e 29, dependendo da liberação aduaneira da Receita Federal.

        As duas maiores peças serão transportadas em carretas especiais, com excesso lateral, mediante autorização e monitoramento da Ecovias, e está marcado para a zero hora do dia 29/08. O equipamento sobe a partir do quilômetro 64, na baixada, e segue até o quilômetro 13, no planalto. A zero hora do dia 30/08, recebe autorização do Departamento de Operação do Sistema Viário – DSV para atravessar a avenida dos Bandeirantes e a Maginal Pinheiros, até o canteiro de obras, ao lado do Parque Villa Lobos.

         Uma dessas peças é a parte central da cabeça de corte do megatatuzão, com 9,50 metros de comprimento e 5,50 metros de largura, e a outra é o conjunto de 20 motores hidráulicos da cabeça de perfuração, que pesa 105 toneladas.

         O megatatuzão, que pesa 1.800 toneladas e tem 95 metros de comprimento, vai ser montado no poço da futura estação Faria Lima, no largo da Batata, na primeira quinzena de setembro.

Características do Megatatuzão

        O megatatuzão demorou dois anos para nascer e foi concebido especialmente para perfurar o subsolo da cidade, a uma profundidade de 30 metros, podendo perfurar até 15 metros por dia. O megatatuzão, à medida que avança sob a superfície da cidade, deixa atrás da sua cabeça (couraça) um túnel pronto, revestido com anéis de concreto de 1,5 metro de largura e 8,5 metros de diâmetro, preparado para receber os trilhos do Metrô.

        Diferente do primeiro tatuzão, que furou os túneis da Linha 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi), com seis metros de diâmetro e permitia a passagem de uma só via, o megatatuzão perfura um túnel de 9,45 metros de diâmetro, para duas vias simultâneas, o que possibilita a instalação de aparelhos de mudanças de via (desvios), para dar maior flexibilidade operacional aos trens do Metrô.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô – Departamento de Imprensa