Transportes Metropolitanos: Metrô recebe certificado de Gestão da Segurança e Saúde ocupacional

Metrô de São Paulo é a primeira empresa de transporte metroviário no país a ter esta certificação

qui, 14/12/2006 - 9h57 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 14, o presidente da Companhia do Metrô de São Paulo, Luiz Carlos David, receberá das mãos de representantes da Fundação Vanzolini (credenciada pela IQNet – The International Certification Network) a certificação do Sistema de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional – OHSAS 18001:1999, que reconhece a politica de gerenciamento das questões de saúde e segurança ocupacional no sistema de operação do Metrô paulistano.

        A certificação obtida após dois anos de trabalhos envolve 4 mil metroviários das áreas de Operação e Manutenção da Companhia e cerca de 1,5 mil empregados terceirizados e concessionários, envolvidos nas atividades realizadas nas estações, terminais urbanos e vias de estacionamentos das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás do Metrô.

        A política do Sistema de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional OHSAS é obter níveis crescentes de segurança e saúde ocupacional no Metrô e melhorar continuamente o ambiente de trabalho, utilizando as melhores práticas de gestão de riscos e atendendo à legislação pertinente. O sistema é compatível com as normas NBR ISO 9001 (qualidade) e 14001 (meio ambiente).

        O objetivo do sistema OHSAS é reduzir acidentes do trabalho, preservar a saúde dos empregados, reduzir os riscos, ampliar o envolvimento e atender aos  requisitos legais associados ao sistema de gestão da segurança e saúde ocupacional.

        “A partir dessa certificação OHSAS/18001:1999, 5,5 mil funcionários, entre metroviários, terceirizados e concessionários têm a sua disposição um canal aberto de comunicação com as respectivas chefias. Anteriormente, os riscos eram apontados pelos trabalhadores e as ações eram de correção. A partir de agora, ganham espaços as ações preventivas” destaca o presidente do Metrô.          A Fundação Vanzolini fará novas auditorias, a cada seis meses, para confirmar a continuidade do gerencimento OHSAS.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô – Departamento de Imprensa