Transportes Metropolitanos: Metrô realiza simulado de incêndio na estação Tatuapé

É o segundo simulado de incêndio e salvamento deste ano e o 29º feito em conjunto com bombeiros

ter, 11/07/2006 - 17h17 | Do Portal do Governo

O Metrô realizará na próxima quarta-feira, dia 12, com início previsto para às 10h45, na estação Tatuapé (linha 3- Vermelha, Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda), o segundo simulado de incêndio e salvamento deste ano.
O exercício é o 29º feito em conjunto com os bombeiros, após parceria formada em 1988.

O evento começa a partir da geração de fumaça no interior de um trem, que sairá da estação Belém com destino à estação Tatuapé. A fumaça será conseqüência de um princípio de incêndio no sistema elétrico do trem. Imediatamente, os brigadistas da estação Tatuapé prestarão os primeiros socorros a 4 vítimas intoxicadas e com ferimentos leves.

A outra vítima, que será encontrada desacordada e ferida com maior gravidade no interior do carro, será salva pelos bombeiros. *Para obter a fumaça necessária ao treinamento será usada, pelos bombeiros, uma máquina portátil de geração de fumaça.

Roteiro do simulado

De acordo com o roteiro,  além dos cinco atores que participarão como figurantes no simulado de incêndio, os usuários do trem com problema, após abandonarem a composição, permanecerão na estação acompanhando o exercício.

A previsão é de que toda esta movimentação dure cerca de onze minutos, até 10h56. Após a realização do simulado, o Metrô e o Corpo de Bombeiros avaliarão o exercício. O simulado vai envolver, além dos funcionários do Metrô, bombeiros e integrantes da CET, totalizando 50 participantes.

Antes do início do simulado, os usuários do Metrô serão informados sobre esse treinamento por meio do sistema de som de todas as 54 estações e dos trens. Durante o simulado, as demais composições circularão com velocidade reduzida e maior tempo de parada na plataformas.