Transportes Metropolitanos: Metrô realiza 1º encontro de túneis entre estações da linha 4

Linha 4 passará a operar mais cinco estações

seg, 04/12/2006 - 9h10 | Do Portal do Governo

Hoje, dia 4, às 11 horas, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e do presidente do Metrô, Luiz Carlos David, participa do encontro de duas frentes de escavação do túnel da Linha 4-Amarela, que acontecerá nas obras da futura estação Pinheiros (rua Capri, 145).

        Com o encontro dessas duas frentes de escavação, o Metrô conclui a interligação de 1.600 metros de túnel entre a futura estação Butantã, na avenida Vital Brasil, e o poço de obras Ferreira de Araújo, que fica na rua Ferreira de Araújo, no centro de Pinheiros. “Esta será a primeira interligação entre as estações da Linha 4 e possibilitará o trânsito de operários e máquinas de uma margem à outra do rio Pinheiros, sem interferências na parte externa”, destaca o presidente do Metrô, Luiz Carlos David.

        As escavações nesse trecho estão sendo feitas a partir do corpo da  estação Pinheiros, que possui 14,5 metros de diâmetro, bem maior que o túnel de vias do trem, com 9 metros. O método de escavação utilizado é o New Austrian Tunneling Method – NATM, ou “túnel de mineração”, com o uso de explosivos.   

        Com 27 frentes de trabalho, as obras da Linha 4, que interligará por subterrâneo a Vila Sônia e a estação Luz, contam atualmente com 3.500 metros de túnel escavado, considerando estações e vias.                    

Estação Pinheiros

        Na margem do rio Pinheiros, junto à rua Capri, acontecem as escavações do corpo central da estação Pinheiros da Linha 4. Essa estação será interligada por duas passagens subterrâneas com a atual estação Pinheiros da Linha “C” da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, que opera junto à pista da Marginal Pinheiros, sentido Jaguaré.

        As obras da estação Pinheiros encontram-se atualmente com 28 metros de profundidade. Nesta cota, foram concluídas as escavações de 47 metros de túnel no sentido Sul e 47 metros no sentido Norte, que somadas ao diâmetro do poço de serviço  (42m) totalizarão os 136 metros da plataforma da estação. Estão sendo realizadas também as escavações dos túneis de interligação com a estação Pinheiros da CPTM. Até o momento, as escavações da estação Pinheiros da Linha 4 produziram 41.500 metros cúbicos de terra e pedra, o correspondente a 4.150 caminhões-basculantes.

        Dezembro de 2008

        A operação comercial da primeira etapa da Linha 4, chamada de “linha da integração”, está prevista para dezembro de 2008, com uma frota de 14 trens (de 6 carros cada um). Nessa etapa, a linha vai operar os 12,8 quilômetros de vias subterrâneas e as seis estações prioritárias: Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Paulista, República e Luz, que farão integração física e tarifária com as quatro linhas do Metrô (linhas 1, 2 e 3, respectivamente, nas estações Luz, Paulista e República) e ligação indireta com a Linha 5 (Capão Redondo – Largo Treze), através da Linha “C” da CPTM, na estação Pinheiros (e acesso posterior na estação Santo Amaro).

        A estação Butantã terá terminal de ônibus urbano para receber as linhas intermunicipais da região Sudoeste da Metrópole, além das linhas da Cidade Universitária da USP. Já a estação Faria Lima será fundamental para a revitalização urbana da área dos largos da Batata e Pinheiros.

        A demanda prevista nesta primeira etapa de operação da Linha 4 é de 704 mil passageiros/dia.

        Quando estiver totalmente concluída, em 2012, a Linha 4 passará a operar outras cinco estações (Vila Sônia, São Paulo/Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Mackenzie/Higienópolis), com acréscimo de mais 15 trens em sua frota, e deverá transportar diariamente 970 mil pessoas.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô – Departamento de Imprensa