Transportes Metropolitanos: Metrô inicia venda de bilhete escolar

Estudantes e professores que utilizam o sistema no trajeto entre a residência e a instituição de ensino serão beneficiados

seg, 06/02/2006 - 13h00 | Do Portal do Governo

O Metrô está realizando a venda dos Bilhetes Escolares 2006, para estudantes e professores usuários do sistema. Os passes estudantis estão disponíveis em postos de venda em 36 estações. Para adquiri-los, é necessário retirar a Carteira Escolar do Metrô, que concede a redução de 50% no valor da tarifa. A companhia emitiu, até agora, 21 mil carteiras. Podem utilizar o bilhete escolar do Metrô alunos regularmente matriculados e professores, no exercício da profissão, dos níveis de ensino fundamental e médio, além de cursos profissionalizantes de nível técnico e cursos de graduação superior e pós-graduação. Em 2005, mais de 167 mil pessoas obtiveram a vantagem.

Os estudantes e educadores que ainda não solicitaram o documento que dá direito à compra devem fazer o pedido à secretaria da instituição de ensino o mais breve possível, porque o prazo para a confecção das carteiras é de até 20 dias.

Cotas menores – Neste ano, os beneficiários que utilizam Metrô e trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) simultaneamente dispõem de novidade: foi criado impresso de solicitação CPTM/Metrô que dá direito às duas carteiras mediante o pagamento de apenas uma taxa anual, no valor de R$ 6,50. Os postos credenciados da companhia comercializam o volume total da cota mensal – 50 viagens por Carteira de Transporte Escolar Metropolitano. Cotas inferiores (múltiplas de 10 viagens e cotas reduzidas para cursos de pós-graduação) podem ser adquiridas exclusivamente no posto de venda de vales-transporte da Estação Marechal Deodoro (Linha 3 – Vermelha), loja 2, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h30 às 16 horas.

Postos de vendas

Os postos de vendas dos bilhetes escolares, instalados em 36 estações do Metrô, funcionam de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 6h30 às 21 horas. Confira em que estações esse serviço é prestado: • Linha 1 – Azul: Parada Inglesa, Jardim São Paulo, Santana, Carandiru, Tiradentes, Luz, Liberdade, São Joaquim, Vergueiro, Paraíso, Ana Rosa, Vila Mariana, Santa Cruz, Praça da Árvore, Saúde, São Judas e Conceição.

• Linha 2 – Verde: Brigadeiro, Trianon – Masp, Consolação, Clínicas, Sumaré e Vila Madalena.

• Linha 3Vermelha: Marechal Deodoro, Santa Cecília, Pedro II, Brás, Bresser, Belém, Carrão, Penha, Vila Matilde, Guilhermina-Esperança e Patriarca.

• Linha 5Lilás: Vila das Belezas e Largo Treze.

SERVIÇO

Formulário para solicitação da Carteira Escolar do Metrô e outras informações podem ser obtidos no site www.metro.sp.gov.br, no link Informações Rápidas, item Bilhetes Escolares.

Informações sobre a venda dos bilhetes, pelo telefone 0800 7707722 (Central de Informações)

Da Agência Imprensa Oficial