Transportes Metropolitanos: Metrô inicia campanha de prevenção de acidentes nas estações

O objetivo é reduzir acidentes. Nas escadas fixas e rolantes, ocorrem 60% dos acidentes

ter, 19/09/2006 - 11h47 | Do Portal do Governo

O Metrô iniciou, a partir desta segunda-feira, 18, a “Campanha de Prevenção de Acidentes 2006”. O objetivo é reduzir o número de acidentes nas estações, em especial nas escadas fixas e rolantes, área que hoje responde por 60% das ocorrências no sistema metroviário. Em 2005, foram registradas 400 ocorrências nas escadas fixas e 866 nas escadas rolantes.

A campanha começará com um trabalho de conscientização dos usuários da estações Portuguesa-Tietê, Santa Cruz, Luz, Brigadeiro e Consolação, por meio da distribuição de folhetos com o título “Saiba como e use bem”.

Esse corpo-a-corpo, previsto para começar às 8h e terminar 16h30, será feito por 10 jovens estagiários que fazem parte do Programa de Educação para o Trabalho, uma ação de responsabilidade social criada pelo Metrô para estimular a inserção de jovens no mercado de trabalho.

 

Na terça-feira, dia 19, será a vez dos usuários das estações Jabaquara, Tatuapé, Brás e República. As pessoas que circulam pelas estações Trianon-MASP, Sé, Corinthians-Itaquera e Artur Alvim serão abordadas na quarta-feira, dia 20.

“Dentro de nossas possibilidades, vamos procurar atingir todos os tipos de usuários, mas o público preferencial da campanha são as mulheres idosas e pessoas com bagagem ou acompanhadas de crianças pequenas. Uma ação simples, como usar o corrimão, pode evitar boa parte das ocorrências”, esclarece Wilmar Fratini, chefe do Departamento Técnico da Operação do Metrô.

Além dos folhetos com orientações sobre o uso seguro dos equipamentos das estações e trens, serão emitidas mensagens sonoras e fixados cartazes nas 54 estações do Metrô.