Transportes Metropolitanos: Metrô avança construção da Estação Fradique Coutinho

O Metrô realizou uma série de melhorias na área, além da nova pavimentação e sinalização viária do trecho da rua

seg, 24/07/2006 - 11h09 | Do Portal do Governo

A Companhia do Metrô liberou para o trânsito de veículos, quinta-feira, dia 21, o trecho interditado da rua dos Pinheiros, entre as ruas Mateus Grou e Mourato Coelho, que ficou interditado, desde 24 de julho do ano passado, para obras da futura estação Fradique Coutinho, da Linha 4 – Amarela (Vila Sônia -Luz).

Com a obra dentro do cronograma pré-estabelecido, já foram finalizados os trabalhos de concretagem da laje de teto da futura estação, o remanejamento de galerias de águas pluviais no trecho, reaterro e reconstituição do pavimento da rua.

Melhorias no trecho: novo viário, fiação subterrânea e calçadas com lajotas de concreto

O Metrô realizou uma série de melhorias na área, além da nova pavimentação e sinalização viária do trecho da rua dos Pinheiros. A fiação aérea até então existente (rede elétrica, telefonia fixa e TV por assinatura) foi remanejada para o subsolo das calçadas, que ganharam novo revestimento, agora com lajotas pré-fabricadas de concreto.

Depois da liberação do trecho ao tráfego de superfície, a escavação do corpo da estação continuará sendo realizada no subterrâneo, com a entrada de máquinas e operários a partir de dois poços de serviço, que no futuro darão acesso à estação, localizados nas laterais da via, na esquina com a rua Fradique Coutinho. No local trabalham cerca de 200 operários, em dois turnos de dez horas cada.

“Megatatuzão” fará o túnel da Linha 4 entre as estações Faria Lima e Luz

A estação Fradique Coutinho estará totalmente escavada até o final deste ano, para que a máquina “shield”, chamada de “megatatuzão” (recém-fabricada na Alemanha e prestes a ser enviada para São Paulo) possa passar no local construindo o túnel em direção à futura estação Luz da Linha 4, a partir do canteiro de obras da estação Faria Lima, no Largo da Batata. Já o túnel do trecho entre a estação Faria Lima e o pátio Vila Sônia, incluindo a passagem sob o rio Pinheiros, está sendo construído pelo métoido NATM (New Austrian Tunneling Method), o túnel de mineração, que utiliza escavadeira , armações e jateamento de concreto.

A Linha 4-Amarela, em construção pelo Metrô desde 2004, terá 12,8 quilômetros de extensão subterrânea, entre o pátio de manutenção e estacionamento da frota de trens em Vila Sônia (zona Sudoeste da capital), e a estação Luz (que será interligada à estação Luz, já existente, da Linha 1-Azul do Metrô, e à estação Luz ferroviária).

No seu trajeto, que deverá reduzir em cerca de 25 minutos o tempo atualmente gasto no percurso, atenderá importantes subcentros urbanos e pólos de atração de viagens, como os bairros do Butantã, Morumbi, Pinheiros e áreas mais centrais da cidade, como nas avenidas Rebouças, Consolação, Paulista, Ipiranga e Cásper Líbero.

A nova linha metroviária terá integração direta com três linhas do Metrô: na estação República, com a Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera- Palmeiras/Barra Funda); na estação Paulista, com a Linha 2-Verde (que opera atualmente entre as estrações Imigrantes e Vila Madalena); e com a Linha 1-Azul, (em Luz). Com a Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze), terá conexão pela linha C da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), a partir da estação Pinheiros e acesso na estação Santo Amaro. Nas estações Pinheiros e Luz também fará conexão com a malha ferroviária da CPTM.

A previsão é de que a nova linha, com 11 estações inicie operação em dezembro de 2008, com uma demanda estimada em mais de 700 mil usuários/dia, nas seis estações prioritárias: Luz, República, Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã. As demais cinco estações deverão funcionar em 2012: Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia, quando a Linha 4 deverá transportar um total superior a 900 mil usuários/dia.
Do site do Metrô