Transportes Metropolitanos: Linha F terá a primeira “Estação Referência”

Orçadas em cerca de R$ 185 mil, as obras proporcionarão melhores condições de conforto e segurança

ter, 04/07/2006 - 22h10 | Do Portal do Governo

São Miguel Paulista se tornará a primeira “Estação Referência” da Linha F (Brás – Calmon Viana), da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Orçadas em cerca de R$ 185 mil, as obras proporcionarão melhores condições de conforto, segurança e acesso aos 8.700 usuários que ali embarcam diariamente e aos funcionários.

A exemplo das outras três “Estações Referência” da CPTM – Mogi das Cruzes, Lapa A e Ipiranga -, São Miguel também servirá como modelo para as demais unidades ao adotar um compromisso de gestão visando aprimorar a qualidade dos serviços de maneira contínua.

Além da área de aproximadamente 3.000m², entre salas técnicas, bilheterias, sanitários, vestiários, acessos e plataformas, que atualmente recebe uma série de intervenções, a estação gerenciará de forma padronizada os indicadores de desempenho relativos a três itens essenciais que influem diretamente nos serviços prestados: usuários; funcionários; e sistemas, equipamentos e instalações.

Alguns dos resultados esperados são: redução de filas nas bilheterias, disponibilidade de troco sempre, queda no desperdício de água, energia elétrica e telefonia, funcionários plenamente capacitados para suas funções por meio de treinamento, reclamações de usuários zeradas e estação 100% limpa.

Reforma

Distribuídas entre as alas norte e sul, as intervenções concentram-se na segunda área, onde serão construídos novos sanitários, inclusive para pessoas com deficiência, bilheterias, sala de renda em alvenaria, salas operacionais de chefia, som e segurança, além de vestiários para funcionários da CPTM. A ala norte concentrará os espaços destinados aos empregados terceirizados, como copa, depósito de limpeza, vestiários, banheiros e sala de treinamento.

Equipes da própria CPTM são responsáveis pelas instalações elétricas e hidráulicas, troca de luminárias e pintura de toda a estação, cujas placas de comunicação visual serão substituídas para facilitar a orientação dos usuários.  A obra contempla ainda a recuperação de pisos, troca de forros por material em PVC e revitalização do paisagismo.

Rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida também integram o projeto, assim como a implantação de novos bloqueios, visando melhorar a entrada e saída da estação. Outras iniciativas em estudo são as instalações de um bicicletário e de um painel grafitado.

Assessoria de imprensa da CPTM

C.A.