Transportes Metropolitanos: EMTU/SP tem programação especial para o Dia Nacional de Trânsito

Objetivo é orientar o cliente metropolitano e evitar os acidentes de trânsito

sex, 22/09/2006 - 18h30 | Do Portal do Governo

Para o período de 20 a 29/09, a  Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP – e a concessionária Metra, que opera o Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara, prepararam uma programação especial em referência ao Dia Nacional do Trânsito, que ocorre na próxima segunda-feira, 25.

 O objetivo é orientar o cliente metropolitano e evitar os acidentes de trânsito, que anualmente deixam mais de 350 mil feridos e 30 mil vítimas fatais em todo o país, conforme dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

No Corredor Metropolitano São Mateus- Jabaquara

Durante a semana, faixas explicativas distribuídas em 20 pontos na extensão do viário orientarão a população, que também contará com o Infobus, informativo  com ilustrações que será afixado no interior dos ônibus. Os

Terminais Metropolitanos Santo André, São Mateus, São Bernardo, Ferrazópolis e Sônia Maria irão transmitir informações aos passageiros por meio do sistema interno de som.

Dois atores realizarão performance em oito paradas do corredor que concentram grande quantidade de pedestres e apresentam maior predisposição para acidentes. As apresentações ocorrerão nos dias 25, 27 e 29/09, das 13 às 17 horas nas paradas Orense, Manoel da Nóbrega e Castelo Branco, em Diadema; Djalma Dutra, Matriz,  Lauro Gomes e Cooperativa, em São Bernardo do Campo; e Santa Tereza, em Santo André.

O teatro conta a história de um anjo recém-chegado ao céu, que não tomava os cuidados necessários  para evitar acidentes. A personagem recebe orientações  de um outro anjo sobre como realizar a travessia segura no Corredor. Durante o teatro, os atores irão interagir com os passageiros, reforçar as informações de trânsito e distribuir miniaturas do ônibus metropolitano nas cores branco e cinza que poderão ser montadas pelas crianças.

Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo

Com o intuito de alertar o público em idade escolar, a EMTU/SP está distribuíndo, desde 20/09, miniaturas de ônibus no padrão metropolitano (azul e vermelho) aos passageiros nas regiões metropolitanas (São Paulo,

Campinas e Baixada Santista).O verso e o topo do objeto trazem dicas de segurança, como por exemplo, utilizar sempre a faixa de pedestre, não atravessar na frente ou atrás do ônibus parado, não colocar a cabeça ou os braços para fora da janela e embarcar somente quando o veículo não estiver em movimento.

Assessoria de Imprensa da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP

C.A.