Transportes Metropolitanos: EMTU participa 50º Congresso Estadual de Municípios

Congresso é realizado no Guarujá

seg, 20/03/2006 - 21h25 | Do Portal do Governo

A EMTU/SP – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos está presente no 50º Congresso Estadual de Municípios que começou hoje, dia 20/03, no Guarujá, promovido pela Associação Paulista de Municípios, com um estande para divulgar os principais projetos da empresa nas três regiões metropolitanas do Estado de São Paulo (São Paulo, Baixada Santista e Campinas.

No dia 24/03, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o presidente da EMTU/SP, Joaquim Lopes, participarão do painel “Planejamento na Macro Metrópole Paulista”.

Projetos

Os diversos projetos e programas da EMTU/SP serão divulgados por meio de banners informativos como:

– Pro-Pólos – Programa de Revitalização dos Pólos de Articulação Metropolitana – que tem o objetivo de facilitar o acesso da população ao transporte público nos principais núcleos urbanos de 64 municípios das três

regiões metropolitanas. As intervenções envolvem a construção de estações com rampas de acesso, piso tátil para pessoas portadoras de deficiência visual, plataformas elevadas de 28 cm, cobertura, bancos fixos e lixeiras; tratamento paisagístico do entorno e do viário etc. Nove obras do programa já foram autorizadas pelo Tesouro do Estado.- Corredor Metropolitano Noroeste –  A  construção de um corredor com faixas exclusivas para o transporte coletivo na Região Metropolitana de  Campinas está em andamento e beneficiará 70% das pessoas que utilizam o transporte metropolitano naquela região com as novas opções de serviços (expressos e semi-expressos), redução do tempo de espera e de tempo de viagem, entre outras vantagens.

– Automação da Arrecadação da Receita (Bilhetagem Eletrônica) – Este projeto foi marcado com a criação do Cartão BOM – Bilhete de Ônibus Metropolitano, cartões inteligentes, “Smart Card”, sem contato, que já foi testado em várias linhas intermunicipais metropolitanas e será implementado pelo Consórcio Metropolitano de Transportes – CMT – formado pelas empresas de ônibus. Propiciará diversas vantagens aos usuários como ressarcimento das viagens em caso de perda ou roubo; facilidades para recarga do vale-transporte, no ônibus, sem filas; possibilidade de novas políticas tarifárias; entre outros benefícios.

– Concessão na RMSP – Está em processo de licitação as concorrências dos serviços da modalidade regular do transporte metropolitano na RMSP que proporcionará maior flexibilidade na gestão do sistema; otimização da operação e racionalização dos serviços; modernização tecnológica, entre outros. No processo estão envolvidos 4 mil ônibus, 600 linhas e 1,5 milhão de passageiros por dia.

Há programas ainda, como o PAM – Programa do Abrigo Metropolitano; construção do CISPE – Centro de Inclusão do Passageiro Especial, criação linha Expresso Litoral Sul, Baixada Santista, cuja cobrança da tarifa será controlada pelo sistema GPS (Global  Position System); construção do protótipo do Ônibus a Célula Combustível Hidrogênio; IQT – Índice de Qualidade do Transporte; entre outros.

O evento conta com a participação de mais de 600 prefeituras do Estado e está ocorrendo no Casa Grande Hotel, na Rua Miguel Estéfano, 1001, Enseada.

Assessoria de Imprensa da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP

C.A.