Transportes Metropolitanos: EMTU apresenta estudos do Sivim ao Consórcio ABC

Estudo visa consolidar a integração da rede metropolitana de transporte

ter, 05/09/2006 - 16h37 | Do Portal do Governo

O presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos –EMTU/SP –, Joaquim Lopes, e os assessores técnicos da empresa apresentaram os estudos do Sistema Viário de Interesse Metropolitano – Sivim – aos membros do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC na segunda-feira, 04/9.

Esta foi a 10ª reunião de várias realizadas com a mesma intenção de iniciar o processo de formalização do Sivim, divulgando o programa nos municípios das três regiões metropolitanas do Estado de São Paulo (São Paulo, Baixada Santista e Campinas).

O estudo visa consolidar a integração da rede metropolitana de transporte, por meio de propostas de intervenções conjuntas do Estado e dos municípios nas vias classificadas, como padronização da sinalização, pavimentação, tratamento urbanístico etc, que favorecerão principalmente o transporte metropolitano por ônibus.

No encontro foram entregues os produtos do Sivim: a edição do Livro SIVIM 2006, a versão digital dos estudos, mapas temáticos das vias classificadas dos municípios e a Minuta de Lei para institucionalizar o programa em cada um deles. Estiveram presentes no evento os prefeitos de Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, São Caetano do Sul, Mauá e São Bernardo do Campo, além do vice-prefeito de Diadema.

Um projeto metropolitano

Criado em 1997, o Sivim é o conjunto das principais vias identificadas como de interesse metropolitano, nas três regiões metropolitanas do Estado: São Paulo (RMSP), Baixada Santista (RMBS) e Campinas (RMC).

Em 31 de março de 2006, o Governo do Estado, por meio do Decreto n.º 50.684, reconheceu o Sivim, atribuindo a responsabilidade da coordenação à EMTU/SP, com uma série de objetivos focados na melhoria da circulação e articulação metropolitana.

Segundo os estudos do Sivim, o viário nas regiões metropolitanas de  São Paulo, é classificado da seguinte forma: macrometropolitano  (Rodoanel, marginais e rodovias); metropolitano (estradas e corredores) e metropolitano secundário (vias municipais de interesse metropolitano).

Os principais objetivos do projeto são: colaborar na consolidação das regiões metropolitanas; propor intervenções que visem a melhoria e a priorização do transporte coletivo, tratamento urbanístico e instalação de equipamentos urbanos, garantindo a segurança dos cidadãos, do patrimônio ambiental e arquitetônico da área de intervenção, além de proporcionar aos municípios maior integração com a rede metropolitana de transportes.

Projetos

Projetos em andamento na EMTU/SP nasceram do Sivim. São eles: construção do Corredor Metropolitano Noroeste, na Região Metropolitana de Campinas, implantação do Programa do Abrigo Metropolitano (PAM) e Programa de Revitalização dos Pólos Municipais de Articulação Metropolitana (Pro-Pólos) nas três regiões metropolitanas.

Da EMTU