Transportes Metropolitanos: CPTM realiza campanha de controle da pressão arterial

Exames são realizados nas estações da Linha B

qua, 18/01/2006 - 17h55 | Do Portal do Governo

A CPTM está realizando a Campanha Hipertensão nas estações Itapevi, Jandira, Carapicuíba, Barueri e Osasco, da linha B (Júlio Prestes-Itapevi). A iniciativa tem o apoio do Instituto Foyer de Educação e Treinamento. O objetivo é medir a pressão arterial dos passageiros e orientá-los sobre a importância da prevenção e do controle da doença.

Os organizadores montaram estandes da campanha nas linhas de bloqueio (catracas), onde estudantes de enfermagem e profissionais especializados no atendimento ao público medem a pressão arterial das pessoas. Os que apresentarem alteração são aconselhados a procurar os hospitais da região para acompanhamento médico.

Uma enfermeira da Escola Foyer e a técnica Sirlei Pereira, do Departamento de Higiene e Segurança do Trabalho, da CPTM, coordenam os trabalhos.

Doença silenciosa – Cerca de 45 milhões de brasileiros são hipertensos e a maioria não sabe. Anualmente, 300 mil pessoas morrem de doenças cardiovasculares no Brasil e a hipertensão (pressão alta) é a causa de 50% desses óbitos, pois provoca infartos, derrames cerebrais e outros distúrbios.

Entre os fatores que contribuem para a ocorrência da doença, estão: obesidade, histórico familiar (hereditariedade), ascendência negra, diabete, taxa de colesterol elevada, ingestão excessiva de sal, abuso no consumo de bebidas alcoólicas, sedentarismo e tabagismo.

Nas estações Santo Amaro, na linha C (Osasco-Jurubatuba), Piqueri e Perus, na linha A (Luz-Francisco Morato) e Guaianases, Linha E (Luz-Estudantes), já é possível aos usuários obter gratuitamente a medicação para controlar a hipertensão.

O remédio Captopril 25 mg é um dos mais procurados entre os 41 medicamentos básicos disponíveis nas farmácias Dose Certa. O atendimento das unidades ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O programa Farmácia Dose Certa é destinado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), estadual ou municipal.

Para que a pessoa tenha direito à gratuidade, a receita precisa especificar o princípio ativo (genérico) e não o nome comercial do remédio. Além disso, é necessário que faça parte da lista do programa. Os interessados deverão apresentar a receita emitida pelas Unidades Públicas de Saúde (os postos) dentro do prazo de validade (90 dias).

Programação

A programação das medições de hipertensão nas estações da CPTM está distribuída da seguinte forma, sempre das 8 às 10 horas e das 16 às 18 horas, nas estações:

Itapevi (19/1)

Jandira (17 e 20/1)

Carapicuíba (18 e 23/1)

Barueri (24/1)

Osasco (25/1)

Da Agência Imprensa Oficial