Transportes Metropolitanos: CPTM realiza 199 blitze contra drogas até agosto

Operações foram realizadas no interior dos trens e nas estações, ao longo do sistema

ter, 12/09/2006 - 12h09 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de intensificar a segurança em suas dependências, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) realizou 199 operações especiais, entre janeiro e agosto deste ano. Nesse período, os agentes da empresa, em parceria com efetivos da Polícia Civil e Polícia Militar, abordaram e averiguaram 13.238 pessoas.

Durante as blitze, as equipes de segurança encaminharam 80 pessoas aos distritos policiais. A maioria dos casos estava relacionada ao porte de entorpecentes. As operações aconteceram no interior dos trens e nas estações, ao longo do sistema.

No total, foram contabilizadas 69 blitze na Linha A (Luz-Francisco Morato), 19 na Linha D (Luz-Rio Grande da Serra), 45 na Linha B (Júlio Prestes-Itapevi), 30 na Linha C (Osasco-Jurubatuba), 13 na Linha E (Luz-Estudantes) e 23 na Linha F (Brás-Calmon Viana).

As ações implementadas pela Gerência de Segurança da CPTM visam coibir, principalmente, o consumo e porte de entorpecentes. Também são feitas a fim de conter assaltos e atos de vândalos que agem, geralmente, nos horários de pico da manhã e tarde.

Além disso, para aumentar a fiscalização, agentes de segurança fardados e à paisana circulam 24 horas por dia, pelos trens e estações.

Balanço

Em 2005, a CPTM realizou 333 blitze em trens e estações, com abordagem de 25.956 usuários. O número representa um aumento significativo em relação ao mesmo período de 2004, quando houve 93 blitze e 14.755 pessoas passaram por averiguação.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

 

(AM)