Transportes Metropolitanos: CPTM prepara terreno para a obra da estação USP Leste

Os operários iniciaram os serviços nesta segunda-feira, dia 01

ter, 02/05/2006 - 11h33 | Do Portal do Governo

Nesta semana a CPTM começou a atuar na área em que será construída a estação USP Leste, na linha F (Brás – Calmon Viana). Localizado ente as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino, o prédio ocupará uma área de aproximadamente 2.600m2. O  acesso ocorrerá tanto pela av. Dr. Assis Ribeiro quanto pela rua Senador Elói de Souza.
Uma passarela ligará as duas vias públicas, unindo-se em um mezanino, além de permitir o ingresso de passageiros à portaria do campus da Universidade de São Paulo, na zona Leste. Nesta extremidade haverá um elevador para o uso de deficientes e uma escada fixa.

Construído em concreto com cobertura metálica, o novo prédio elevado terá plataforma única (ilhada entre as vias), duas escadas rolantes, duas fixas e um elevador. Para sua construção, uma das vias já existentes será deslocada em aproximadamente 12m.

Na estação Itaim Paulista continuam a implantação de estacas e os trabalhos de escavação para a execução dos blocos da fundação da nova plataforma e mezanino. Entre 1h30 da manhã de domingo (30/04) e 9h30 de segunda-feira (1º de maio), equipes de rede aérea, sinalização e via permanente atuarão na retirada de um Aparelho de Mudança de Via e na readequação do sistema de sinalização.

Em Comendador Ermelino estão sendo executadas as obras de infra-estrutura do terreno onde a nova via provisória será implantada.