Transportes Metropolitanos: CPTM monta esquema especial para o Ano Novo

Embarque será possível aos usuários vindos do Metrô, nos pontos de integração Brás, Luz e Barra Funda, a partir da 1h30

qua, 27/12/2006 - 10h16 | Do Portal do Governo

Para atender os usuários que participarem das festividades de final de ano na avenida Paulista, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) montará um esquema especial na virada do ano. O embarque será possível aos usuários vindos do Metrô, nos pontos de integração Brás, Luz e Barra Funda, a partir da 1h30.

As outras estações funcionarão somente para desembarque de passageiros. Os trens partirão de 30 em 30 minutos. Na Linha C e nas extensões das linhas A (Francisco Morato – Jundiaí), E (Guaianazes – Estudantes) e B (Itapevi – Amador Bueno), as composições ficarão de prontidão caso haja demanda.

O horário de abertura das portas, para venda de bilhetes e embarque, será o normal, às 4h. No restante do feriado, a companhia manterá a escala de domingo, devido à redução no número de passageiros.

Segurança

A CPTM informa que mantém equipe de vigilância e equipamentos adequados que garantem a segurança em suas dependências. Uniformizados ou à paisana, cerca de 1.300 agentes tem como atribuição não só zelar pela segurança dos passageiros e do patrimônio da empresa, mas também inibir a atuação de vândalos, vendedores ambulantes, assaltantes, traficantes e usuários de drogas. A vigilância sobre os volumes transportados será intensificada durante este final de ano.

Como apoio à atuação das equipes de inteligência, o monitoramento das estações por meio de câmeras foi implantando em julho de 2003, auxiliando não só a Gerência de Segurança da CPTM, como também as polícias Civil e Militar do Estado de São Paulo, na identificação de criminosos e suspeitos.

Ao todo, são 802 instaladas nas 83 estações comerciais. As imagens captadas ficam armazenadas num único local, a Central de Segurança da empresa, permitindo a conferência em tempo real.

O sistema de monitoramento é sofisticado e atualizado constantemente. Ainda em julho de 2006 foi instalado um novo software, mais moderno, que permite maior definição na qualidade das imagens, a ampliação do tempo de armazenamento das gravações e o acompanhamento de até 320 câmeras de diferentes estações, simultaneamente. O sistema também pode receber, ao mesmo tempo, avisos de alarmes de várias estações e visualizar de imediato no monitor um croqui da unidade e o ponto exato ativado.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM