Transportes Metropolitanos: CPTM moderniza sistema de sinalização das linhas E e F

Os trabalhos foram iniciados em dezembro de 2005

sex, 06/01/2006 - 16h52 | Do Portal do Governo

No mês de dezembro do ano passado , a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) iniciou a modernização dos sistemas de sinalização de vias das Linhas E (Luz- Estudantes) e F (Brás-Calmon Viana).

O objetivo é dotar essas linhas de potencial para operar, futuramente, com intervalos entre trens de seis minutos em toda extensão da Linha F e no trecho entre Guaianazes-Estudantes, na Linha E, assim como três minutos na
totalidade do Expresso Leste (Luz-Guaianazes).

A CPTM fechou um contrato da ordem de R$ 32,1 milhões com a Alstom, responsável pelo fornecimento de serviços e implantação do sistema ATS (Automatic Train Stop) – equipamento de sinalização de campo, nos locais que ainda não contam com esse recurso.

As intervenções são realizadas na extensão que vai de Tatuapé até Calmon Viana, na Linha F, bem como nos trechos de Tatuapé a Artur Alvim e de Guaianazes a Estudantes, na Linha E. A previsão para o término dos
trabalhos é o final de 2006.

Os demais trechos das linhas E e F já estão equipados para operar esse sistema. Atualmente, as composições do Expresso Leste (Luz- Guaianazes) circulam com intervalos de sete minutos e a extensão entre
Guaianazes-Estudantes, com nove minutos, nos horários de pico.

Esses serviços se complementam com outro contrato também firmado com a Alstom para o fornecimento de serviços de implantação de sinalização de bordo nos trens das Linhas E e F.

A implantação do ATS de via atenderá aos projetos de recapacitação da Linha F e, futuramente, ao de Extensão do Expresso Leste até Suzano.

Assessoria de imprensa da CPTM

C.A.