Transportes Metropolitanos: CPTM inicia obras para beneficiar população da Grande São Paulo

Governo iniciou, em novembro, as obras de extensão da Linha C, na zona sul da capital

ter, 27/12/2005 - 13h40 | Do Portal do Governo

Depois de obras importantes, como a modernização das estações Brás e Luz, os projetos prioritários da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) deslancharam, em 2005. Os primeiros trens do programa Boa Viagem começam a ser recuperados; obras para estender os serviços da Linha C (Osasco – Jurubatuba) até a região do Grajaú foram iniciadas; e a Recapacitação Linha F (Brás-Calmon Viana) avança com a conclusão dos projetos das estações e intervenções de infra-estrutura.

Desta forma, com o aumento da oferta e a crescente demanda por transporte coletivo na Região Metropolitana, a empresa ruma à marca de 3 milhões de usuários transportados com a modernização do sistema. Neste mês de dezembro, por exemplo, a média diária de passageiros se aproxima dos 1,5 milhão de pessoas, recorde desde a fundação da companhia a pouco mais de 13 anos.

Mais e melhores trens

            No final de setembro, a CPTM enviou para reforma as primeiras unidades. Em fevereiro, deverão ser entregues oito trens que servirão a Linha F. Essas intervenções fazem parte do Programa Boa Viagem, que prevê a modernização de 122 trens – um total de 328 carros – cerca de um terço da frota da empresa. O projeto está orçado em R$ 388 milhões e é previsto para ser concluído em etapas, até 2009. A reinserção dos trens acontecerá de forma gradativa na grade operacional da empresa. Até o final de 2006, outras unidades serão entregues.

            Transporte de qualidade

O Governo do Estado iniciou, em novembro, as obras de extensão da Linha C, na zona sul da capital, durante cerimônia que marcou o lançamento do trilho fundamental no local onde será construída a futura Estação Grajaú.

O projeto prevê a ampliação da atual circulação dos trens, que hoje operam no trecho Osasco-Jurubatuba. Serão construídas três novas estações – Autódromo, Interlagos e Grajaú –-, mais 8,5 km de vias, em mão dupla, de bitola larga (1,60 m), sinalizadas e eletrificadas, o que resultará em um total de 32,8 km de percurso na Linha C. A estimativa é de um acréscimo de 40 mil novos usuários à atual média diária, de 82 mil passageiros.

Investimentos

Cruzando uma das regiões mais carentes da região metropolitana, a Linha F passa por várias intervenções, realizadas em etapas e em diversas frentes de atuação, com destaque para a construção de novas estações e a recuperação de trens, que beneficiarão mais de 120 mil usuários/dia transportados atualmente.

Orçado em 250,6 milhões, o projeto prevê a redução dos intervalos entre os trens de nove para sete minutos nos horários de pico. Com o maior número de composições em circulação, deverá aumentar em torno de 70 mil o número de usuários transportados no sistema. Na primeira fase, a CPTM vai modernizar duas estações existentes – Itaim Paulista e Comendador Ermelino; e construirá outras três: Jardim Romano, Jardim Helena e USP Leste. Também haverá intervenções em via permanente, rede aérea e sistemas de sinalização e telecomunicações, incluindo reformas em subestações elétricas e adaptações em cabines seccionadoras.

Acessibilidade nas estações

Em atendimento ao Decreto Federal 5.296, de dezembro de 2004, a empresa elaborou um “Plano de Adaptação às Exigências de Acessibilidade do Sistema Existente”, com o objetivo de tornar seus serviços totalmente acessíveis para as pessoas com deficiência ou restrição de mobilidade, em dez anos. Na pratica, a CPTM tem pressa e continua a adequar suas estações, a exemplo do que já vêm ocorrendo nos últimos anos.

As obras de acessibilidade nas estações Osasco e Presidente Altino, que servem as linhas B e C, e Jurubatuba, na Linha C, estarão concluídas em meados de 2006. Neste ano, a companhia instalou um elevador para esta finalidade na Estação Santo Amaro, também na Linha C. Além das novas edificações previstas nos projetos de Extensão da Linha C e de Recapacitação da Linha F, a empresa desenvolve projetos básicos para modernização de mais 41 estações e executivos para outras 12 unidades.

Futuro

Uma das novidades em 2005 foi a divulgação pela CPTM e Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos do estudo de viabilidade com vistas à implementação do Trem Expresso Bandeirante (São Paulo – Campinas), ao longo de uma série de sessões públicas, nas duas cidades e em Jundiaí, em outubro, e, em Madri, na Espanha, em novembro.

O estudo propõe a construção de uma ligação ferroviária de 93 km entre as duas principais cidades do estado, passando por Jundiaí e

chegando até a Estação Barra Funda. De acordo com esse levantamento, o tempo da viagem será de aproximadamente 50 minutos e a velocidade máxima do trem de 160 km por hora (110 km/h operação comercial).

O custo estimado para implantação do projeto, que poderá ser realizado no molde das PPP’s (Parcerias Público-Privadas), gira em torno de R$ 2,7 bilhões. Destes, R$ 2 bilhões são referentes às obras de infra-estrutura (incluindo desapropriações, construção de vias, viadutos, pontes, passagens, túneis etc.) e R$ 700 milhões para compra de trens. De acordo com o calendário dessa primeira avaliação, o Trem Expresso Bandeirante poderá entrar em operação em 2010.