Transportes Metropolitanos: CPTM fiscaliza uso do Bilhete Único Especial nas estações

Foram apreendidos 433 bilhetes que estavam sendo utilizados por pessoas não autorizadas, no período de 15/10 a 21/11

ter, 05/12/2006 - 13h46 | Do Portal do Governo

Para coibir o uso irregular do Bilhete Único Especial, utilizado por pessoas com Deficiência, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) fiscalizou os embarques realizados com o cartão, em suas 83 estações, no período de 15/10 a 21/11.

Durante a inspeção, os funcionários abordavam todos os usuários que entravam no sistema, utilizando o bilhete especial, a fim de constatar se o portador do cartão era mesmo o beneficiado. Com isso, as irregularidades não demoraram a aparecer.

No total, foram apreendidos 433 bilhetes que estavam sendo utilizados por pessoas não autorizadas. Houve 146 flagrantes nas Linhas A e D, 38 na B e C e 249 nas Linhas E e F.

Dentre as estações, onde foram detectados mais casos de fraudes no uso do beneficio, estão: Lapa, na Linha A (Luz – Francisco Morato), com 100 bilhetes retidos; Guainazes, na Linha E (Luz – Guainazes/Estudantes), com 80 retenções; Itaim Paulista, na Linha F (Brás – Calmon Viana), com 36 cartões apreendidos; e Osasco e Jurubatuba, na Linha C (Osasco – Jurubatuba), cada uma com cinco bilhetes confiscados.

Todos os bilhetes apreendidos foram inutilizados e encaminhados ao Serviço de Atendimento ao Usuário da empresa. Neste caso, o titular terá o beneficio suspenso por seis meses. No caso de reincidência, o prazo de suspensão é de um ano.

De acordo com o chefe de Departamento de Estações, Edison Cândido, o trabalho de fiscalização deverá ser continuo. “É nosso dever coibir a evasão de renda, moralizando o sistema de arrecadação da empresa”.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM