Transportes Metropolitanos: CPTM fez 161 blitzen contra drogas até julho

Realizadas no interior dos trens e estações, as operações resultaram no encaminhamento de 88 pessoas para os distritos policiais

ter, 15/08/2006 - 15h32 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de intensificar a segurança em suas dependências, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) promoveu 161 blitzen para combater o uso e porte de entorpecentes, entre janeiro e julho deste ano. Em parceria com os efetivos das polícias Civil e Militar, os agentes da empresa abordaram e averiguaram 10.302 pessoas.

Realizadas no interior dos trens e estações, ao longo da malha ferroviária, as operações resultaram no encaminhamento de 88 pessoas para os distritos policiais.

No total, foram 55 ações na Linha A (Luz – Francisco Morato), 17 na Linha D (Luz -Rio Grande da Serra), 38 na Linha B (Júlio Prestes – Itapevi), 20 na Linha C (Osasco -Jurubatuba), 13 na Linha E (Luz – Estudantes) e 18 na F (Brás – Calmon Viana).

Implementadas pela Gerência de Segurança da CPTM, as blitze visam coibir, principalmente, o consumo e porte de drogas. Também são feitas a fim de conter assaltos e atos de vândalos que agem, geralmente, nos horários de pico da manhã e tarde.

Para aumentar a fiscalização, agentes de segurança fardados e à paisana percorrem a malha ferroviária 24 horas por dia.

Balanço

De janeiro a dezembro de 2005, a CPTM realizou 333 operações em trens e estações, com abordagem de 25.956 usuários. O número representa um aumento significativo em relação ao mesmo período de 2004, quando houve 93 blitze e 14.755 pessoas passaram por averiguação.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM