Transportes Metropolitanos: CPTM é pioneira na utilização da rede Gigabit no tráfego ferroviário

Trata-se de um moderno sistema de banda larga, interligado por cabos de fibra óptica

ter, 03/10/2006 - 21h49 | Do Portal do Governo

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) é a primeira empresa brasileira de transporte sobre trilhos a incorporar ao controle de tráfego ferroviário a rede Gigabit Ethernet para transmissão de dados e voz.

Trata-se de um moderno sistema de banda larga, interligado por cabos de fibra óptica (STO), com capacidade para transferir informações de telecomunicações, sinalização, sonorização, rede informatizada e CFTV

(Circuito Fechado de TV) a uma velocidade de 1.000 Megabytes por segundo.

Com essa tecnologia de ponta, a CPTM cria uma WAN (Wide Area Network, ou Rede de Longa Distância), integrando seus diversos sistemas no novo CCO (Centro de Controle Operacional) Unificado do Brás, que deve entrar em operação em outubro. Os cabos de fibra óptica interligarão conjuntos de equipamentos, como multiplexadores (para sinalização), switches (chaves) e codecs (codificadores), instalados no Brás, Luz, Presidente Altino, Barra Funda e demais pontos estratégicos.

Com isso, a empresa terá uma espécie de “artéria principal” para o tráfego de dados e voz utilizados na melhoria da prestação de serviços. Além do comando centralizado, o STO funcionará como uma via rápida, robusta e segura entre esses quatro pontos principais, além de proporcionar significativa redução de custos com telecomunicações. Uma evolução da Internet, a rede Gigabit Ethernet também permite expandir e agregar novos recursos, como a realização de videoconferências e telefonia via VoIP.

O compartilhamento de transmissão pelo mesmo cabo de fibra óptica acontecerá em canais específicos – um para dados, um para voz e outro para sinalização. No caso das 769 câmeras do CFTV da CPTM, presentes em 83 estações comerciais, haverá um cabo exclusivo para a transferência de imagens.

A utilização de codecs – tanto nas estações, como no CCO Unificado – para codificação e decodificação permitirá o tráfego dessas imagens. O mesmo cabo do circuito interno compartilhará a transmissão de som e avisos ao público nas estações, de maneira centralizada.

O novo sistema de transmissão de dados da CPTM foi fornecido pela Alstom, junto com a Tyco.

Assessoria de imprensa da CPTM

C.A.