Transportes Metropolitanos: CPTM é a 31ª empresa mais ligada do Brasil na área de informática

Empresa possui um dos mais modernos sistemas de tecnologia da informação do país

sex, 26/05/2006 - 10h01 | Do Portal do Governo

Avaliada juntamente com organizações de grande porte, a exemplo do Bradesco (1º lugar), Pão de Açúcar (6º), TV Globo (11º) e Votorantim Investimentos (17º), a CPTM aparece na 31ª posição, no ranking das “100 Empresas Mais Ligadas do Brasil”, publicado recentemente pela Revista Info Exame.

Para se ter uma idéia, a CPTM está na frente de companhias consagradas na área de Tecnologia da Informação (TI), como a Rhodia (37º), Citibank (44°), Pirelli (58º), Perdigão (59º) e Embraer (66º). O levantamento foi realizado em fevereiro, quando a revista enviou a 983 empresas brasileiras um questionário com 41 perguntas sobre as mais variadas informações sobre o parque e serviços de TI. Destas, 138 responderam.

Os critérios de avaliação levaram em conta o investimento em TI (tanto a quantidade, como a aplicação dos recursos), número de estações de trabalho por funcionário, aplicações de gestão, tecnologias de ponta, de segurança, de transmissão de voz e dados, de armazenamento e uso de software livre, entre outros. Cada um desses itens tem um peso relativo no cálculo da pontuação geral.

Ferrovia hi-tech

Apesar de jovem, pois completa 14 anos de existência no dia 28 de maio, a CPTM possui um dos mais modernos sistemas de tecnologia da informação do país. Há cinco anos, a empresa vem passando por uma verdadeira “revolução” nessa área. Um exemplo foi a recente informatização das 83 estações comerciais, hoje interligadas à rede corporativa por terminais de tecnologia Thin Client.

Toneladas de papel impresso, milhares de formulários preenchidos à mão, lentidão na contabilização de passageiros, pedidos de bilhetes via malote, anotações em antiquados livros de registro – processos utilizados desde os primórdios da ferrovia – saíram de cena para dar lugar ao novo Sistema Informatizado das Estações (SIE).

O parque de TI da CPTM conta com 82 servidores – alguns deles hospedados no Data Center da Telefônica – 1.650 estações de trabalho distribuídas por seis centrais administrativas e ao longo de 83 estações e bases de manutenção, interligadas por meio de links frame-relay. O volume de armazenamento de dados ultrapassa os 36 terabytes. Os investimentos em TI em 2005 giraram em torno de R$ 4,3 milhões e a previsão para este ano é de R$ 5,13 milhões.

Essa infra-estrutura é controlada por um sistema denominado Unicenter, por onde chegam os alertas, de forma integrada, que vão desde máquinas que estejam precisando de mais memória a servidores no limite, disponibilidade do disco, taxa de utilização dos links, acessos indevidos à Internet, tráfego de arquivos não autorizados e softwares não-oficiais.

Assessoria de imprensa da CPTM

J.C.