Transportes Metropolitanos: CPTM centraliza sistema de som das estações ferroviárias nas linhas A e

Será possível dar aviso ao público de um único ponto para todos os locais com a mesma qualidade de áudio

qua, 19/04/2006 - 20h28 | Do Portal do Governo

As estações das linhas A (Luz – Francisco Morato) e D (Luz – Rio Grande da Serra), da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), passarão a transmitir música ambiente e avisos ao público com sinais de áudio provenientes de uma central localizada na Estação Luz.

A sonorização atingirá plataformas e demais dependências sem nenhuma interferência e em tempo real. A previsão é que o novo sistema alcance todas as estações até o mês de julho. A transmissão é feita por um sistema de cabos de fibra ótica que vai da Estação Jundiaí até o Rio Grande da Serra. É considerado um dos mais complexos das ferrovias brasileiras. As estações Lapa, Jaraguá, Perus, Franco da Rocha e Francisco Morato, na Linha A, Ipiranga, São Caetano, Prefeito Saladino, Santo André, Mauá e Rio Grande da Serra, na Linha D, reproduzem em fase experimental, mas com fidelidade, o áudio de emissora FM, sintonizada no Centro de Controle Operacional (CCO) da Luz.

Para atender o restante das estações, a empresa adquiriu 20 conjuntos de som de alto desempenho, formados por um amplificador, um pré-amplificador, um gongo, um microfone e cabos de conexão. Os equipamentos serão instalados em etapas, a partir deste mês. O investimento foi de pouco mais de R$ 30 mil. Aparentemente simples, o chamado “sistema de sonorização centralizada das linhas A e D” só se tornou realidade graças à solução técnica arrojada, desenvolvida pela Equipe de Rádio e Sonorização, do Departamento de Manutenção de Sistemas Elétricos e Eletrônicos da CPTM.

A rede de fibra ótica estava consolidada, mas havia a necessidade de equipamento para captar os diversos

sinais analógicos (voz, música, rádio, etc.), convertê-los para o padrão digital, transmiti-los e depois revertê-los para o padrão original, com a finalidade de permitir a propagação sonora nas estações. “Agora, temos a possibilidade de dar um aviso ao público de um único ponto para todas as estações dessas linhas, simultaneamente, com a mesma qualidade de áudio”, explica Sérgio Nicolau da Silva, coordenador da Equipe de Rádio e Sonorização das linhas A e D. Somente as linhas B (Júlio Prestes – Itapevi) e C (Osasco – Jurubatuba) tem sistema centralizado de sonorização similar, porém sem transmissão por fibra ótica. O CCO de Presidente Altino é interligado com todas as estações das linhas B e C por cabo de áudio comum. O som é recuperado e amplificado em cada estação e propagado por repetição. Nas linhas E (Luz – Estudantes) e F (Brás – Calmon Viana), cada estação controla a sua própria sonorização.

Melhoria da comunicação – Após o término da fase de instalação e testes dos equipamentos, a área de Engenharia da Gerência de Operação de Estações (GOP) receberá da Manutenção as informações técnicas necessárias para elaborar os documentos que estabelecerão os procedimentos operacionais. Na seqüência, todos os funcionários serão capacitados para operar o sistema. “Vamos melhorar os processos de comunicação”, avalia Lauro Jorri Neto, assistente técnico da área de Engenharia de Estações. “Hoje, o CCO não consegue dar um aviso ao público, sobrepondo-se à sonorização local. Precisa, então, telefonar para cada estação para passar a informação. Essa rotina será alterada”, acrescenta. Além da música ambiente e da emissão de avisos ao público de forma centralizada e padronizada, Sérgio lista outras aplicações possibilitadas por essa infra-estrutura: “Poderíamos veicular notícias de interesse do usuário, criar uma estação de rádio e permitir a inserção de anúncios publicitários”.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

C.A.