Transportes Metropolitanos: Blitze na CPTM mostram que ocorrências vêm diminuindo

nd

qui, 13/06/2002 - 12h34 | Do Portal do Governo

As constantes blitze que as equipes de segurança da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vêm realizando desde o final do ano passado já mostram resultados positivos. As operações vêm sendo feitas periodicamente e, na maioria das vezes, em conjunto com a Polícia Militar.

Durante os primeiros cinco meses desse ano foram registradas 58 ocorrências de porte e uso de entorpecentes. Desse total as Linhas A (Barra Funda – Francisco Morato) e D (Brás- Rio Grande da Serra) somaram 34 casos, nas Linhas B (Julio Prestes – Itapevi) e C (Osasco – Jurubatuba) foram 11 ocorrências e nas Linhas E (Brás – Estudantes) e F (Brás – Calmon Viana) 13 casos. No mesmo período do ano passado as apreensões chegaram a 124.

Com a evolução dos trabalhos, diminuíram também as ocorrências de pingentes retirados das composições. De 234 casos entre janeiro e maio de 2001, o número baixou para 143 neste ano. A linha que mais registrou esse tipo de ocorrência foi a Linha B, com 129 casos, e as que menos registraram foram as Linhas A e D, com apenas uma ocorrência.

Outros dois índices representativos de apreensões feitas pelas equipes de segurança foram os de porte de arma branca e de imitação, além de porte ilegal de arma de fogo. No primeiro caso foram somadas 13 ocorrências no ano passado contra sete neste ano, sendo uma nas Linhas A/D, três nas Linhas B/C e três nas Linhas E/F. Já as apreensões de armas de fogo caíram de 21 nos primeiros cinco meses de 2001, para 10 em 2002: cinco nas Linhas A/D e cinco nas Linhas B/C.