Transportes Metropolitanos: Baixada Santista faz sua primeira pesquisa de origem e destino

O evento acontece na Agem da Baixada, em Santos

seg, 25/09/2006 - 16h49 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, 26/09, o Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, lança a primeira pesquisa OD da Região Metropolitana da Baixada Santista, que servirá de base para a elaboração do Plano Integrado de Transportes Urbanos – Pitu da Baixada Santista.

O evento acontece durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), na Agem da Baixada, em Santos.

O que é  a  pesquisa

É o estudo sobre a mobilidade de uma região que investiga os deslocamentos diários das pessoas (de onde vêm, para onde vão) e quais meios de transportes são utilizados. Por sua abrangência é considerado um “censo dos transportes”. Através dos dados levantados é construída uma matriz de viagens, base para as simulações de necessidade de oferta de  transporte. Também é usada como referência em outros estudos – urbanos, habitacionais, de expansão de redes de telefonia, localização de atividades comerciais e de serviços – uma vez que, além do levantamento específico de mobilidade, obtém dados socioeconômicos como de renda, emprego e escolaridade, entre outros.

 A pesquisa OD da Baixada será realizada em dois formatos: domiciliar e linha de contorno, a exemplo do modelo adotado para as  regiões metropolitanas de São Paulo  de Campinas.

Serviço

Evento: Lançamento oficial da Pesquisa de Origem e Destino

  Data: 26/09/06 (terça-feira) – Horário –  às 10 horas

Local: Agem da Baixada Santista, Rua Joaquim Távora,93 – 10º andar, Vila Mathias, Santos)