Transportes Metropolitanos: Artistas grafitam trem da Linha C da CPTM

Composição poderá ser vista por quem circular pela Marginal Pinheiros

sex, 29/09/2006 - 8h31 | Do Portal do Governo

Neste sábado (30/09), a dupla de grafiteiros OsGêmeos iniciarão a grafitagem de um trem alemão série 3000 da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A atividade, que contará também com a participação dos artistas Ise, Nina e Nunka, marca o início do evento multidisciplinar Ruas, promovido pelo Itaú Cultural durante o mês de outubro.

A composição grafitada circulará pela Linha C (Osasco-Jurubatuba), onde poderá ser vista por quem circular pela Marginal Pinheiros e por mais de 100 mil usuários que utilizam a linha diariamente. O tema do projeto será o universo das ruas e brincadeiras infantis. Além da parceria com o Itaú Cultural, a atividade é uma continuidade do Projeto Graffiti, desenvolvido pela companhia desde 2001.

Os artistas iniciarão a pintura às 15 horas do sábado (30/09), e concluirão o trabalho até às 3 horas da segunda-feira (02/10), na oficina de Presidente Altino.

Durante a semana, o Itaú Cultural prevê extensa programação, composta por debates, blog, espetáculos de teatro e circo, oficinas de DJs, saraus, shows, mostra de vídeos e seminário internacional. Esses eventos acontecem na sede do instituto, na Av. Paulista, 149.

Projeto Graffiti

O grafite vem sendo ilustrado nos trens da CPTM desde 2004. As composições japonesas que circulam na extensão da Linha B [Itapevi – Júlio Prestes], no trecho entre Itapevi e Amador Bueno, são um exemplo. Espécie de painel itinerante, elas contam por meio do grafite um pouco da história da ferrovia e do dia-a-dia dos paulistas que usam os trens como meio de locomoção para o trabalho ou apenas para lazer.

Da CPTM